Notícias

Famosa obra de arte de Leonardo da Vinci é alvo de vandalismo no Louvre

31 Mai 2022 - 16h51 | Atulizado em 31 Mai 2022 - 16h51
Famosa obra de arte de Leonardo da Vinci é alvo de vandalismo no Louvre

A Monalisa (La Gioconda), uma das obras de arte mais famosas do mundo foi alvo de um ataque de vandalismo na tarde deste domingo (29) no Museu do Louvre, em Paris, na França, onde a obra fica exposta ao público. Segundo o jornal El Pais, um homem disfarçado com uma peruca preta e uma cadeira de rodas atira contra o quadro uma torta, deixando a obra suja, porém, ilesa na tentativa do ataque. A identidade do autor e a motivação do não foram descobertas.  

Os seguranças do museu expulsaram mediante o vândalo da sala do museu, que estava lotada de visitantes, e os funcionários iniciaram a limpeza da obra. O quadro de Monalisa não sofreu danos estruturais, já que existe um vidro a protegendo dos visitantes. Diversas pessoas que estavam na sala durante o ataque, começaram a registrar o momento e postaram o ocorrido nas redes sociais.  

LEIA MAIS


                                                                            Foto/reprodução: Diário do Nordeste


Segundo o jornal El Pais, a obra de arte de Leonardo da Vinci já foi palco de outras tentativas de ataques. Em 2009, quando uma mulher russa que estava frustrada por não obter a nacionalidade francesa, jogou uma xícara de cerâmica contra o quadro. 

O ataque ocorreu no dia 2 de agosto, e a mulher (a identidade também não foi divulgada) foi presa imediatamente.  

Outro também em 1974, quando a obra era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso. Mais outras duas tentativas quando sofreu dois ataques em 1956 um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e outro com uma pedra, que causou um pequeno dano. 



A Mona Lisa, é protegida por uma barreira transparente de vidro à prova de balas. É uma das obras mais valiosas do mundo, que segundo especialistas, em 2014 estimaram o valor da obra em US$ 2,5 bilhões. 

Foto destaque: Charge do quadro Monalisa. Reprodução/Divulgação

Mais Lidas