Moda

Fendi desenvolve pesquisa para produzir couro à base de queratina

09 Mai 2022 - 21h44 | Atulizado em 09 Mai 2022 - 21h44
Fendi desenvolve pesquisa para produzir couro à base de queratina

Pela sua alta durabilidade e atemporalidade, o couro é uma matéria-prima muito utilizada e requisitada pelas principais marcas do mundo. Com a era vegana ganhando cada vez mais espaço no mundo fashion, o uso de materiais extraídos de animais estão ficando mais extintos nas coleções. Com isso, as grifes procuram por opções ecológicas, que mantenham a qualidade, durabilidade dos seus produtos intactas.  

Atualmente, a opção sustentável que está como principal revolução é o couro à base de queratina, que já se encontra sendo estudada dentro dos laboratórios. O estudo explora a proteína fibrosa e conta com o apoio do conglomerado de luxo LVMH, que possui a marca Fendi, por trás de todo o projeto. A dupla se uniu com um grupo de instituições inglesas, em Londres, para que o “couro” seja produzido. 

Em comunicado à imprensa, o grupo de luxo francês contou sobre o trabalho com o colégio de tecnologia Imperial College London e a escola de moda e arte Central Saint Martins. O grupo descreveu o projeto como “uma colaboração estratégica que aproveita o potencial da pesquisa acadêmica em design e ciência para criar protótipos de novos biotêxteis”.


Roupa em couro (Foto: Reprodução/minashoje)


A novidade foi anunciada no dia 22 de abril e a pesquisa terá uma duração de 2 anos. Além disso, a LVMH conta sobre a importância de estudar e procurar novas maneiras de trabalhar com microrganismos para regenerar o meio ambiente, através de investimentos que podem melhorar o mundo. 

Segundo informações dadas pelos criadores, é a primeira vez que a queratina serve como base para estudo capaz de desenvolver fibras que podem imitar grandes variedades de materiais de luxo, até mesmo peles de animais. Serge Brunschwig, presidente e CEO da Fendi, diz que eles sempre estão engajados em pesquisas que e desenvolvimento de novos recursos, podendo oferecer opções ainda mais sustentáveis ao público.  

 

Foto destaque: Loja da Fendi. Reprodução/The Style

Mais Lidas