O diretor Ruben Östlund será o presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes de 2023. Segundo o anúncio publicado nesta terça-feira (28) nas redes sociais do festival, o vencedor da Palma de Ouro de 2017 e 2022 tem a missão de nomear entre os longa-metragens concorrentes o sucessor de seu filme ‘Triângulo da Tristeza', vencedor da premiação no ano passado.
“Acompanhado de 8 membros que irão compor o seu júri, Ruben Östlund estará presente de 16 a 27 de maio em Cannes. A seleção oficial será anunciada em meados de abril.”, explicou a produção do evento no comunicado.
Anúncio de Ruben Östlund como presidente do júri (Reprodução/festivaldecannes/Instagram)
“Estou feliz, orgulhoso e honrado em presidir o júri do Festival de Cinema de Cannes este ano [...] Acredito sinceramente que a cultura do cinema está passando por um período crucial. O cinema é único. Nós o compartilhamos. Assistir juntos exige mais do que é mostrado e intensifica a experiência. Ele nos envia algo tão diferente do que essa dopamina secretada pela rolagem de telas individuais”, declarou o diretor no comunicado de imprensa divulgado pela organização do evento.
Além de ser laureado com a Palma de Ouro em 2022, o filme de Ruben Östlund concorre nas categorias ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Roteiro Original’ do Oscar 2023. E o longa que lhe rendeu a primeira premiação no festival de 2017, ‘The Square: A Arte da Discórdia', também concorreu ao Oscar em 2018, na categoria ‘Melhor Filme Estrangeiro’, mas não levou a estatueta.
O presidente do júri disse também que irá reforçar com seus colegas o papel do cinema e sua contribuição para a reflexão e discussão. “Então vamos ver filmes juntos!”, concluiu o diretor. Os demais nomes que irão compor o júri ao lado do presidente serão divulgados nas próximas semanas. A 76ª edição do Festival de Cannes está previsto para acontecer de 16 a 27 de maio, na França.
Foto Destaque: Ruben Östlund. Reprodução/Instagram