Esportes

Fifa permite 26 convocados por seleções e mais jogadores no banco na Copa do mundo

22 Jun 2022 - 20h47 | Atulizado em 22 Jun 2022 - 20h47
Fifa permite 26 convocados por seleções e mais jogadores no banco na Copa do mundo

Segundo informação dada por Martín Fernandez, do “GE”, a FIFA definiu que cada seleção participante da Copa do Mundo de 2022, no Catar, irá poder levar 26 atletas. Será a primeira vez na história da competição que as delegações não serão limitadas em 23 jogadores.

Além disso, a entidade máxima de futebol definiu que as 32 seleções participantes da Copa poderão inscrever todos os seus atletas, sendo assim, todos ficarão disponíveis em todas as partidas. Assim, integrando 15 atletas no banco de reservas. Outra mudança implementada é a de que os técnicos poderão promover cinco substituições, divididas em três paradas, em cada partida do Mundial.

Há uma semana a associação internacional que regula as regras do futebol, IFAB, autorizou as entidades a implantarem essas regras em suas competições. A FIFA será a primeira a usar as medidas. A entidade ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Nas últimas edições da Copa do Mundo eram permitidas apenas três substituições por seleção, mas após a pandemia de COVID-19, a FIFA aumentou para cinco a possibilidade de troca, e o torneios passados tiveram maior possibilidade de convocados, como a Copa América, no Brasil, aceitou até 26 atletas enquanto a Eurocopa teve até 28 convocados por seleção.


Comissão tecnica da Seleção brasileira no ultimo jogo contra o japão (Reprodução: Lucas Figueiredo/CBF)


Porém, nas duas competições poderiam ser utilizados 12 jogadores no banco de reservas. A ideia de ter todos os jogadores convocados a disposição foi levantada entre os dirigentes e os técnicos e chegou a ser discutida com a entidade no congresso técnico da FIFA, realizado em abril, durante o sorteio da Copa. A alteração ocorreu após a FIFA ouvir os técnicos das seleções classificadas para o mundial, que em sua maioria demonstrou apoio às novas regras.

O início da Copa do Mundo, no Qatar, será dia 21 de novembro, com jogo entre Senegal e Holanda, às 7h horário de Brasília. A Seleção brasileira estreia dia 24, contra a seleção da Servia, às 16h horário de Brasília. Depois enfrenta a Suíça no dia 28, às 13h, e encerra sua participação na primeira fase no dia 2 de dezembro contra Camarões, às 16h no horário de Brasília.

 

Foto destaque Taça da copa do mundo no Catar, sede da competição em 2022. Reprodução/FIFA