Esportes

Fifa utilizará sistema de impedimento automático no Mundial de Clubes

01 Fev 2022 - 14h20 | Atulizado em 01 Fev 2022 - 14h20
Fifa utilizará sistema de impedimento automático no Mundial de Clubes

A Fifa irá testar no Mundial de Clubes uma nova tecnologia que promete identificar os jogadores em posição irregular de forma automática. A ideia da entidade é para que as decisões sejam mais rápidas e assertivas, ajudando a arbitragem em campo.

Utilizando imagens captadas de câmeras espalhadas em diversos pontos do estádio, a tecnologia pretende identificar a posição correta do jogador em relação à linha do impedimento, quando a bola é lançada.


Impedimento marcado pelo VAR em Liverpool x Brighton (Foto: Reprodução/Twitter)


O sistema irá coletar dados de até 29 pontos no corpo de cada atleta 50 vezes por segundo e será enviado, em caso de impedimento, diretamente para a sala do VAR, que decidirá o que fazer com a informação disponibilizada pela tecnologia. Este será o segundo teste que a Fifa fará com o novo sistema. A tecnologia já havia sido utilizada na Copa Árabe, no mês passado.

Caso o sistema dê certo, será levado para aprovação formal na reunião anual da International Football Association Board (IFAB) em março. O plano da Fifa é utilizar a tecnologia na Copa do Mundo que será disputada no Catar em Novembro.

A nova tecnologia promete não só ajudar a arbitragem, mas também trazer mais entretenimento para o público que assiste, pois o sistema cria representações visuais tridimensionais dos jogadores e pode oferecer um novo ângulo para os treinadores e fãs assistirem os jogos.

O Mundial de Clubes começa nesta quinta-feira (3) e o Palmeiras será o representante brasileiro na competição, que conta com equipes de todo o mundo. O Chelsea irá representar a Europa e as outras equipes na competição são: Al Hilal (Ásia), Monterrey (CONCACAF), Al-ahly (África), Al Jazira (Emirados Árabes Unidos) e o AS Pirae (Oceania).

O Palmeiras irá enfrentar na semifinal o vencedor de Al Ahly e Monterrey, enquanto na outra semifinal, o Chelsea espera por Al Jazira, AS Pirae ou Al Hilal, as semifinais da competição estão marcadas para o dia 8 e 9 de fevereiro, enquanto a final será disputada no dia 12 do mesmo mês.

Foto Destaque: Árbitro em consulta no VAR. Reprodução/Christophe Archambault/AFP