Nesta quinta-feira (6), a seleção brasileira foi até Wembley, em Londres, para enfrentar a Inglaterra na Finalíssima e realizaram uma ótima partida. O jogo acabou um a um, porém na disputa de pênaltis quem se deu melhor foram as inglesas, que ganharam de quatro a dois, e se tornou a primeira campeã na edição da Finalíssima.
O estádio de Wembley ficou lotado, o time da casa abriu o placar no primeiro tempo com a jogadora Toone. No segundo tempo a seleção brasileira cresceu e conseguiu empatar nos acréscimos do segundo tempo, com Andressa Alves, que levou o jogo para a disputa de pênaltis. Nas penalidades as inglesas acabaram vencendo o Brasil.
Esta foi a primeira edição realizada da Finalíssima, e Ella Toone colocou o seu nome na história ao marcar o primeiro gol da competição. A jogadora do Manchester United, ama marcar gol em Wembley, foi ela a responsável por abrir o placar na final da Eurocopa feminina de 2022, contra a Alemanha, neste estádio.
A partida contou com mais de 83.132 pessoas no estádio do Wembley, se tornando o quinto maior público do futebol feminino e o maior em um jogo da seleção brasileira.
PRIMEIRO TEMPO
Durante o 1º tempo, a Inglaterra finalizou sete vezes contra apenas uma do Brasil, que foi fora do alvo. As estatísticas mostram perfeitamente a superioridade ofensiva das inglesas, na primeira etapa da partida. O sistema defensivo brasileiro teve consistência. Um dos únicos momentos em que a defesa da seleção falhou foi no minuto 22, quando Bronze e Stanway conseguiram entrar dentro da área, e a bola chegou a Toone que mandou para o gol, para abrir o placar para as inglesas. Aos 28 minutos, Lauren James marcou porém teve o lance anulado devido ao impedimento. A melhor chance do Brasil foi com Tamires, mas não teve resultado.
SEGUNDO TEMPO
A técnica Pia mudou a seleção e o Brasil voltou para a segunda etapa melhor, com muito mais intensidade no ataque e controlando o volume ofensivo do jogo. Desde os primeiros minutos da partida, a seleção brasileira teve as melhores oportunidades. As brasileiras demonstraram muita força e pressionaram a equipe da casa, mais de uma vez. As chances saíram com Andressa Alves e Geyse, destaque da seleção no jogo, porém não tiveram sucesso. No final da partida, aos 47 minutos Andressa conseguiu marcar e mandou a decisão para os pênaltis.
DISPUTA DE PÊNALTIS
Depois da falha no tempo normal da partida, a goleira Earps cresceu e conseguiu defender o pênalti de Tamires, Rafaelle mandou na trave. A goleira brasileira Lelê, ainda defendeu a batida de Toone, porém não foi o suficiente. As jogadoras que converteram para o Brasil foram Adriana e Kerolin. E pela Inglaterra foram Stanway, Daly, Greenwood e Chloe Kelly.
Próximos jogos
O próximo jogo do Brasil será um amistoso na terça-feira, às 13h de Brasília contra a Alemanha, em Nuremberg. No mesmo dia, a Inglaterra joga contra a Austrália.
Foto destaque: Ella Toone comemorando seu gol. Reprodução/Instagram