A Arábia Saudita veio com força na janela de transferências de verão. Os sauditas já contrataram grandes nome do futebol europeu, como Benzema e Kanté. A bola da vez é Roberto Firmino. O atacante de 31 anos deixou o Liverpool nesta temporada e deve ter como destino o Al Ahli.
Após oito temporadas com os Reds, Firmino está livre no mercado desde que deixou o Liverpool. O brasileiro se tornou o alvo dos sauditas e negocia com o Al Ahli. A informação vem de Fabrizio Romano, especialista do mercado de transferências europeu.
A carreira de Firmino começou em 2009 no Figueirense. O atacante foi o destaque do time que conquistou o acesso a série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o atacante foi negociado junto ao Hoffenheim. Foi na Alemanha que o jogador chamou a atenção de Dunga, que o convocou para a seleção brasileira em 2014, na busca pela reformulação da seleção após a Copa do Mundo de 2014.
Firmino e família com os troféus conquistados pelo jogador no Liverpool (Reprodução/Instagram/@roberto_firmino)
Em 2015, o Liverpool e os rivais de Manchester disputaram a contratação de Firmino. Os Reds saíram vitoriosos e contrataram o brasileiro por 41 milhões de euros. Foi no clube inglês que o atacante viveu a melhor fase da sua carreira, formando o trio de ataque com Sadio Mané e Mohamed Salah. Conquistou a Champions League 2018/19, título que o clube não conquistava desde a temporada 2004/05. Alcançou, também, o título inédito da Premiere League na temporada 2019/20, terminando a um ponto da marca dos 100 pontos e 18 pontos à frente do segundo colocado, o Manchester City. Com a camisa dos Reds participou de 361 jogos e marcou 110 gols.
Pela Seleção Brasileira, Firmino disputou a Copa do Mundo de 2018, marcou nas oitavas de final na vitória por 2x0 contra o México. Conquistou a Copa América de 2019, marcou na goleada de 5x0 sobre o Peru na fase de grupos e nas semifinais na vitória por 2x0 sobre a Argentina.
Se a transferência se concretizar, Firmino será o quinto jogador vindo da Europa para o futebol da Arábia Saudita nesta janela. Benzema, Kanté, Koulibaly e Rúben Neves já foram contratados, e nomes como o do goleiro Mendy, do Chelsea, ainda podem chegar à liga saudita. O argentino Lionel Messi também recebeu proposta da Arábia Saudita, mas preferiu ir para o Inter Miami dos Estados Unidos.
Foto em destaque: Firmino em jogo pelo Liverpool. Reprodução/Instagram/@roberto_firmino