Dorival Junior é o novo técnico do Flamengo. Após saída conturbada do português Paulo Sousa, a diretoria rubro-negra fez rápida movimentação para substituir o comandante. Vindo de resultados e desempenhos ruins, Paulo Sousa não agradava a torcida, além de diversos relatos de desentendimentos com líderes do elenco. A derrota para o RB Bragantino foi o fim da linha para o técnico. O novo técnico assina um contrato até o final dessa temporada, e com uma multa de R$ 500 mil, em caso de descumprimento do mesmo. Segundo jornalistas, a diretoria rubro-negra ainda sondou os técnicos Cuca e Vojvoda, que negaram às investidas.
Flamengo anuncia novo treinador (Reprodução: Instagram)
Dorival Junior teve uma passagem recente pelo rubro-negro, em 2018. O técnico assumiu a equipe carioca após a saída de Maurício Barbieri, e conseguiu uma boa sequência no Campeonato Brasileiro, terminando a competição na 2° posição. Porém, após a atual diretoria assumir o clube, Dorival deixou o comando do Flamengo. Além disso, o técnico esteve envolvido em uma grande polêmica com o goleiro Diego Alves, na época em que comandava o elenco.
Dorival Júnior em seu último trabalho pelo Flamengo no Brasileirão 2018:
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) June 10, 2022
12 jogos
7 vitórias
3 empates
2 derrotas
66.7% apv.
21 gols pró
7 gols sofridos (!)
30 grandes chances (!)
9 grandes chances cedidas (!)
Assumiu o time na 4ª posição e terminou em 2°. pic.twitter.com/zw60yQsbWC
Dorival teve boa passagem pelo clube carioca (Reprodução: Twitter)
Segundo notícias da época, o goleiro teria se desentendido com o técnico, após perder a titularidade para o goleiro César. Relatos apontam para uma reunião em que o goleiro e o técnico tiveram que ser separados, após uma discussão. Apesar do desentendimento, Dorival conseguiu desempenhar um bom trabalho pela equipe carioca. Ele comandou o Flamengo por 12 jogos com 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Deixou o clube com um aproveitamento de 66,7% de aproveitamento.
Dorival será o sétimo técnico da era Landim. A diretoria que assumiu em 2019, começou com Abel Braga e após a conquista do Campeonato Carioca daquele ano, foi demitido e substituído por Jorge Jesus. O português virou ídolo rubro-negro, conquistou grandes títulos e deixou a equipe no começo de 2020. Com isso, o espanhol Domenec Torrent assumiu a equipe, depois de pouco mais de 3 meses, foi trocado por Rogério Ceni. O ex goleiro, fez uma campanha de altos e baixos, porém conquistou títulos importantes. Após sua saída, Renato Gaúcho chegou ao grupo, mas deixou a equipe após derrota na final da Libertadores. Com isso, Paulo Sousa assumiu e ficou por seis meses à frente da equipe.
Aproveitamento dos últimos técnicos do Flamengo no Brasileirão:
— Mundo da Bola (@mundodabola) June 9, 2022
▪️ Jorge Jesus - 83,9%
▪️ Renato Gaúcho - 69,3%
▪️ Dorival Júnior - 66,7%
▪️ Maurício Barbieri - 61,5%
▪️ Rogério Ceni - 60%
▪️ Domenec - 58,3%
▪️ Abel Braga - 55,5%
▪️ Paulo Sousa - 40%
Alexandre Vidal pic.twitter.com/uo6s90CnxN
Os aproveitamentos dos últimos técnicos do clube (Reprodução: Twitter)
Paulo Sousa deixa o clube carioca após seis meses, esteve à frente da equipe em 32 jogos com 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O português não conquistou títulos, porém amargou dois vices campeonatos, na Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Foto de Destaque: Gilvan de Souza/Flamengo