O fechamento da nona rodada do Campeonato Brasileiro contou com o maior clássico do Rio de Janeiro, o Clássico dos Milhões, entre Flamengo e Vasco da Gama. A equipe rubro-negra não tomou conhecimento de seu rival e aplicou uma sonora goleada por 4x1, nesta segunda-feira (05), no estádio do Maracanã. A vitória fez com que a equipe de Jorge Sampaoli desse um salto na tabela, chegando ao quinto lugar. Por outro lado, a derrota afundou ainda mais o Vasco na zona de rebaixamento, na vice-lanterna.
Os primeiros dez minutos de jogo foram marcados por certo domínio das ações pela equipe cruzmaltina, mantendo a posse de bola e pressionando as saídas de bola do Flamengo. Mas, a partir dos 13 minutos, a partida mudou completamente sua configuração após o camisa 5 Erik Pulgar acertar um lindo chute colocado no ângulo de Léo Jardim e abrir o placar para o Mengão. Dois minutos depois, após um cruzamento milimétrico de Arrascaeta, Gerson entra no meio da zaga vascaína e cabeceia forte para o gol, ampliando para 2x0 em favor do Flamengo.
Publicação de Brasileirão (Reprodução/Instagram/@brasileirao)
O Vasco, sem entender o que estava acontecendo em campo, ainda esboçou uma reação para tentar voltar para o jogo, acertando a trave com o centroavante Pedro Raul. No entanto, poucos minutos depois, o Flamengo respondeu com uma bola na trave, também, numa pancada de fora da área de Arrascaeta. Ainda na reta final do primeiro tempo, onde visivelmente o Vasco estava nas cordas, o Flamengo fez mais dois gols, com Pedro e Ayton Lucas, levando para o vestiário um placar de 4 a 0 sobre seu maior rival só no primeiro tempo.
Na segunda etapa, contando muito com o placar construído no primeiro tempo, o Flamengo não manteve o mesmo ímpeto, tendo Vasco se aproveitado e sem nada a perder, se lançou ao ataque. Aos 12 minutos, numa cobrança de pênalti de Jair, após ele mesmo ter sofrido, converteu a cobrança e diminuindo o placar para a equipe de Barbieri em 4x1.
O Vasco até conseguiu chegar mais algumas vezes, mas sem causar grandes risco a meta do jovem goleiro flamenguista Matheus França. O Flamengo controlou todo o segundo tempo e manteve o resultado de 4x1 até o final.
Publicação de Flamengo (Reprodução/Instagram/@flamengo)
Com o resultado, o Flamengo chegou a 16 pontos e alcançou a quinta colocação do campeonato, estando cinco pontos atrás do líder Botafogo. Por outro lado, o Vasco chegou a oito jogos sem vitória, somando apenas seis pontos e cada vez mais consilidado na zona de rebaixamento, à frente apenas do lanterna Coritiba.
Os próximos compromissos das equipes são extremamente importantes, pois o Flamengo recebe o Racing-ARG na quinta-feira, 08, no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Vasco encara o Internacional, fora de casa, no próximo domingo, 11, pelo Brasileirão, precisando vencer a todo custo para começar a vislumbrar uma recuperação na tabela.
Foto destaque: jogadores do Flamengo comemoram um dos gols do Flamengo sobre o Vasco. Reprodução/Paula Reis/Flamengo