O Flamengo anunciou oficialmente nesta segunda-feira (30) a venda do volante João Gomes para o Wolverhampton, da Inglaterra. O jogador também foi anunciado pelo clube inglês nas redes sociais. Os valores da negociação estão avaliados em 18,7 milhões de euros (cerca de R$ 103 milhões de acordo com a cotação atual).
Em sua conta oficial no Twitter, o Rubro-Negro se despediu do jogador: "O Clube de Regatas do Flamengo informa que concluiu a transferência do atleta João Gomes para o Wolverhampton. Agradecemos ao volante pela dedicação e títulos! Obrigado, João! Sorte nos próximos desafios!", escreveu.
João Gomes chega ao time britânico cercado de expectativas. O contrato do volante com os Wolves vai até junho de 2028 e possui metas que, se atingidas, podem aumentar 1,5 milhão de euros ao valor final da transação. Além disso, o Flamengo também tem direito a 10% do percentual de uma possível venda futura. As informações dos detalhes contratuais foram divulgadas pelo site "ge.globo".
#FreeJoaoGomes pic.twitter.com/zCeSLpZHSt
— Wolves (@Wolves) January 30, 2023
João Gomes é anunciado oficialmente pelo Wolverhampton (Reprodução/Twitter)
Anúncio do Wolverhampton
O anúncio de João Gomes foi feito de forma descontraída. O clube divulgou um vídeo onde adesivos com a hashtag #FreeJoaoGomes eram espalhados pela cidade. A frase vinha sendo utilizada pelos torcedores nas redes sociais ao longo das últimas semanas enquanto aconteciam as negociações pela contratação do jogador.
João Gomes posa para foto com a camisa do Wolverhampton (Foto: Divulgação/Wolves)
Wolves e João Gomes estavam acertados desde o começo da negociação, mas a chegada do Lyon no cenário fez com que a transferência fosse adiada além do esperado. O time francês na figura de seu acionista majoritário, John Textor, tentou atravessar o negócio e ofereceu valores maiores ao rubro-negro carioca pelo volante, mas a vontade do jogador em atuar na Premier League prevaleceu.
Aos 21 anos de idade, João Gomes se despede do Flamengo com 122 partidas disputadas e quatro gols marcados. Desde 2020 no time profissional, o jogador conquistou seis títulos, sendo eles dois Campeonatos Cariocas, uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e uma Libertadores.
Foto destaque: Flamengo se despede de João Gomes. Divulgação/Flamengo.