O Fluminense recebeu o River Plate no Maracanã nessa terça (02) para mais uma rodada da Libertadores, no que parecia o jogo mais equilibrado do grupo. A partida que estava em 1 a 1 antes do intervalo, se tornou uma goleada histórica. O clube carioca marcou mais quatro gols no segundo tempo e aplicou a pior derrota já sofrida pelo time argentino na história das competições sul-americanas.
Antes desse confronto, o recorde estava com o Grêmio, que ganhou de 4 a 0 em casa pelo jogo de volta das oitavas da Copa Libertadores, com gols de Rodrigo Mendes, Luizão, Zinho e Luís Mário. Além dessa derrota, o River Plate tinha sofrido uma goleada por 4 a 1 contra o Vasco pelo jogo de ida das semis da Copa Mercosul de 2000, em pleno Estádio Monumental, com gols de Romário, Júnior Baiano, Juninho Paulista e Pedrinho. A partida também ficou marcada como a primeira derrota do River Plate por 5 gols em uma competição organizada pela Conmebol.
Os gols da equipe tricolor foram marcados pelo argentino German Cano, que anotou 3, e pelo colombiano John Arias, que deixou mais dois. Lucas Beltrán diminuiu para os Millonarios.
Festa da torcida no Maracanã (Reprodução/Instagram/@fluminensefc)
Com essa vitória, o Fluminense chega a nove pontos em três jogos, sendo por enquanto o único time a ter 100% de aproveitamento na competição. O Nacional do Uruguai e o Racing podem igualar essa marca caso vençam o Internacional e o Flamengo, respectivamente.
Essa foi a terceira vitória mais elástica do Fluminense na história da competição, ficando atrás das goleadas por 6 a 0 contra a equipe venezuelana Deportivo Itália, em 1971, e contra a equipe argentina Arsenalde Sarandí, em 2008. Porém, a maior goleada do Fluminense em competições continentais foi na Copa Sulamericana de 2022, contra o Oriente Petrolero, da Bolívia. Na ocasião, os guerreiros venceram por 10 a 1, em partida válida pela fase de grupos da competição.
Foto destaque: Arias e Cano. Reprodução/Instagram