Esportes

Fórmula 1: Leclerc lidera sexta-feira de treinos livres para o GP de Mônaco

27 Mai 2022 - 22h00 | Atulizado em 27 Mai 2022 - 22h00
Fórmula 1: Leclerc lidera sexta-feira de treinos livres para o GP de Mônaco

Neste final de semana acontece o clássico GP de Mônaco, no estreito circuito de rua em Monte-Carlo. Nesta sexta-feira (27), foi Charles Leclerc quem começou com o pé direito e dominou os dois treinos livres que rolaram à tarde de lá, manhã aqui no Brasil.

Na primeira sessão, o monegasco registrou 1m14s531 na sua melhor volta logo no início da etapa. Com isso, o piloto da Ferrari superou Sergio Pérez, da Red Bull Racing (RBR) e do colega de equipe Carloz Sainz, respectivamente, segundo e terceiro colocado na ocasião. Entre os três primeiros a diferença foi de apenas 0s70, sendo que o mexicano ficou a 0s039 do tempo de Leclerc.

Já o heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, mais uma vez sofreu muito com os retornos dos saltos de sua Mercedes e ficou em décimo colocado, duas posições atrás do compatriota e companheiro de equipe alemã, George Russell, o 8º.

No primeiro treino livre no principado McLaren, Ferrari e RBR se destacaram, anotando os melhores tempos. Houve aparições ainda de AlphaTauri e Mercedes nas posições abaixo. Nos minutos finais, menos de um segundo separaram os 11 primeiros colocados, diferença esta que se manteve até a bandeirada entre o top 10.

Na última parte do treino, porém, a disputa se concentrou entre a equipe austríaca e a italiana, com a segunda se sobressaindo com o piloto da casa. Péres ainda conseguiu se colocar no meio, entre o líder da sessão e o espanhol, colega do monegasco. O único a não marcar tempo foi Valterri Bottas, que nem saiu dos boxes da Alfa Romeo.


Charles Leclerc no treino livre desta sexta para o GP de Mônaco. (Foto: Reprodução/GE) 


Mais tarde, na segunda sessão, a Ferrari se consolidou ainda mais como o nome a ser batido no GP de Mônaco e novamente liderada pelo “anfitrião”, Charles Leclerc, que marcou o tempo de 1m12s656 em sua melhor volta e também foi o mais rápido do segundo treino livre. Agora, seguido pelo colega Carlos Sainz. A diferença entre a dupla foi de somente 0s044 e a desvantagem para o terceiro colocado, Sergio Pérez, foi de 3s.

Num treino marcado pela batida de Daniel Ricciardo (australiano da McLaren) e, a Mercedes viu sua dupla de pilotos em lugares distintos: George Russell em 6º, enquanto Lewis Hamilton com o dobro das posições, em 12º.

Leclerc sobrou com ainda mais folga do que na sessão anterior. Ele estabeleceu o tempo a ser batido logo no começo da sessão e apesar das ameaças de quem vinha atrás, o piloto de 24 anos recuperou a liderança na metade do treino, anotando 1m13s125. A partir daí, bastou ao piloto da tradicional equipe vermelha virar tempos cada vez menores. Sainz superou o atual campeão mundial e “abriu caminho” para o companheiro de box retomar a posição de vantagem e reduzindo seu próprio tempo em pelo menos 1s. Por fim, se o atual vice-líder do campeonato estendeu seu domínio no “quintal de casa”, o piloto espanhol da Ferrari apresentou um desempenho melhor que na sessão anterior, aproximando suas voltas das de Leclerc.  

 

Foto Destque: Charles Leclerc no treino livre desta sexta para o GP de Mônaco. (Foto: Reprodução/GE) 

Mais Lidas