A indústria e os consumidores não se satisfazem mais com perfumes apenas cheirosos. Envolvendo estudos neurocientíficos, as fragrâncias funcionais têm sido a aposta do mercado de wellbeing, com produtos planejados para induzir quimicamente sensações de felicidade e bem estar.
O uso de caules, folhas, flores e sementes para efeitos terapêuticos é milenar, tal como a aromaterapia. E atualmente, óleos essenciais são muito usados em massagens e difusores. Desde o desenvolvimento de fragrâncias que querem remeter a situações familiares, como o cheiro de chuva, até o uso de um escaneador cerebral para descobrir a fragrância perfeita para o consumidor, são diversas as tecnologias adotadas pelas marcas ao redor do mundo com uso de princípios ativos naturais.
A marca Edeniste foi criada já com o intuito de desenvolver produtos que promovam o bem estar. Dois neurocientistas usam eletroencefalograma, ressonância magnética funcional, biossensor e testes de saliva para descobrir quais moléculas estimulam as áreas do cérebro associadas a boas sensações. O resultado foram sete perfumes funcionais que regulam os níveis de estresse. A empresa recomenda combiná-los com um dos seis Lifeboosts também desenvolvidos por ela. Cada um dos Lifeboosts leva o nome da emoção cujo objetivo pretende ressaltar: Energia, Bem Estar, Felicidade, Sedução, Sonho, Relaxamento.
A Edeniste usa predominantemente ingredientes naturais e seu nome é uma eferência ao Jardim do Éden, “um paraíso terreste em que a natureza está na sua versão mais imaculada e abundante, coexistindo em harmonia e simplicidade com a humanidade”, segundo o perfil da empresa no Instagram. O nome é complementado pelo sufixo “-ist”, “que é ainda um cumprimento ao cientista no estudo das emoções e o artista, em referência à criatividade sensível dos perfumistas.”
The Nue Co. é outra marca que tem como centro do negócio a proposta de desenvolver produtos que estimulem a função cognitiva para promover o bem-estar. A empresa abarca uma diversidade de produtos: suplementos alimentares em pílulas ou líquidos, cremes, hidratantes e, claro, perfumes. A linha de perfumes é chamada de “Functional Fragrance” conta com quatro versões. “Mind energy” ajuda a aumentar o foco, “Forest Lungs” promove a sensação de uma lufada de ar fresco, “Funcional Fragrance” diminui a sensação de estresse e “Water Therapy” ajuda a relaxar.
No Brasil, há marcas que também se dedicam a ativar determinadas reações neurosensoriais com os produtos. É o caso do perfume “Malbec X”, de O Boticário. Ele leva na formulação âmbar, patchouli e um elemento surpresa.“Trata-se de um ingrediente exclusivo e secreto que comprovadamente desperta o desejo sexual e aumenta o poder da atração”, explicou à Exame, César Veiga, perfumista do Grupo Boticário. A marca costuma realizar grupos focais para avaliar as reações dos participantes diante dos produtos e conseguir desenvolvê-los com os melhores resultados.
A inteligência artificial é muito importante nesse processo. A Givaudan, maior desenvolvedora de fragrâncias do mundo, está alinhada com o uso da tecnologia em seus produtos. Ela conta com um departamento dedicado à tecnologia futurista. Um dos recursos usados pela marca é o algoritmo MoodScentz+ que auxilia perfumistas na criação de boas sensações por meio das fragrâncias. Os efeitos das fragrâncias são medidos a partir de um dispositivo que mapeia imagens cerebrais, frequência cardíaca e respostas fisiológicas de pessoas quando entram em contato com as fragrâncias. O banco de dados neurocientíficos já conta com mais de 200 milhões de pontos de dados coletados e que ajuda a prever os desejos dos consumidores.
Além disso, a Givaudan adquiriu a tecnologia Myssiri, que usa inteligência artificial para fazer uma decodificação de odores em imagens visuais. A técnica permite que o processo criativo se dê a partir de uma imagem ou de uma estética, além de ajudar a desenvolver uma identidade visual de embalagem que esteja alinhada com o produto.
Esse tipo de experimento já está ultrapassando os limites laboratoriais e sendo levado ao público. Em junho de 2022, em uma conferência de tecnologia em Paris, a L’Oréal lançou o YSL Beauty Scent-Sation. Desenvolvido junto à empresa de neurotecnologia Emotiv, a tecnologia usa fones de ouvido para rastrear as reações dos clientes em contato com fragrâncias e, a partir desse dado, recomendar-lhes os produtos da YSL que mais lhes devem agradar.
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