Esportes

França poupa titulares e perde para a Tunísia, que dá adeus à Copa do Mundo mesmo com a vitória

30 Nov 2022 - 14h22 | Atulizado em 30 Nov 2022 - 14h22
França poupa titulares e perde para a Tunísia, que dá adeus à Copa do Mundo mesmo com a vitória

Já classificada para  as oitavas de final da Copa do Mundo, a França entrou em campo nesta quarta-feira (30) contra a Tunísia, no estádio da Cidade da Educação, e foi derrotada por 1 a 0. Os franceses só precisavam do empate para garantir o primeiro lugar do grupo D, enquanto os tunisianos tinham que obrigatoriamente vencer e ainda torcer por vitória ou empate da Dinamarca contra a Austrália para conquistar a classificação inédita para as oitavas de final.

Em campo, o favoritismo francês não se confirmou. A seleção comandada pelo técnico Didier Deschamps vinha de duas vitórias consecutivas e mandou a campo um time completamente alternativo nesta rodada, com nove alterações em relação ao último jogo. Precisando do resultado para avançar de fase, a Tunísia não se intimidou diante dos atuais campeões mundiais e venceu a partida com gol do camisa 10 Wahbi Khazri.

Apesar do placar positivo e da primeira vitória tunisiana em cima da França na história, o resultado acabou não servindo para a Tunísia avançar para as oitavas de final. A Austrália venceu a Dinamarca também por 1 a 0 no outro jogo da rodada e acabou se classificando na segunda colocação do grupo, atrás da França no critério do saldo de gols.


Poupados, titulares da França assistem a partida do banco de reservas no primeiro tempo (Foto: FIFA/Divulgação)


Cronologia do jogo

  • 1º tempo:

A primeira etapa ficou marcada pela Tunísia, comandada pelo técnico Jalel Kadri, tomando a iniciativa. Os tunisianos chegaram, inclusive, a abrir o placar aos 7 minutos de jogo com Ghandri, mas o gol acabou anulado por impedimento. Precisando da vitória para conseguir a classificação, a Tunísia permaneceu com o controle da posse de bola, tentando pressionar os franceses no campo de defesa e buscando inaugurar o marcador.

As tentativas, no entanto, não vingaram. Nas melhores chances que tiveram de abrir o placar, os comandados de Jalel Kadri acabaram esbarrando em boas defesas do goleiro Mandanda. Primeiro aos 28 minutos, em cabeceio de Ben Slimane e depois aos 34, em chute de fora da área de Wahbi Khazri. A França só apareceu com perigo uma vez durante os primeiro quarenta e cinco minutos com Coman e mesmo assim a finalização acabou saindo ao lado da meta defendida por Aymen Dahmen.


Tunísia vence a França, mas se despede da Copa do Mundo (Reprodução/Instagram)


  • 2º tempo:

A etapa final foi bastante agitada. Ainda em busca da vitória, a Tunísia seguiu pressionando a equipe de Didier Deschamps e assustou os franceses pela primeira vez aos 6 minutos, em chute de Laïdouni. Seis minutos mais tarde, o primeiro e único gol da partida. A seleção africana conseguiu uma roubada de bola no meio-campo e viu seu meia-atacante Khazri carregar a bola e bater para o gol de fora da área, vencendo o goleiro Mandanda e abrindo o placar a favor da Tunísia.

Vendo sua equipe perder a partida, o técnico Didier Deschamps começou a fazer modificações no time francês e colocar os atletas que vinham atuando como titular. Entraram no jogo o meia Rabiot e os atacantes Mbappé, Griezmann e Dembélé. A França passou a jogar melhor, ter o controle da posse de bola e pressionar no campo de ataque. Dembélé finalizou com perigo aos 36 minutos, mas esbarrou em boa defesa de Dahmen. Mbappé também apareceu com grande jogada pelo lado esquerdo do ataque aos 43, mas também parou no goleiro tunisiano.

No último lance da partida, Griezmann chegou a igualar o marcador. Após cobrança de falta para dentro da área, a bola sobrou nos pés do atacante de 31 anos, que não pensou duas vezes e finalizou de primeira, empatando a partida. O árbitro neozelandês Matthew Conger deu o jogo como encerrado, mas a alegria e a festa francesa duraram pouco.

Ainda em campo, o juiz do jogo foi chamado na cabine do VAR e acabou decindido por anular o gol francês. A decisão foi tomada após o árbitro verificar que Griezmann estava em posição irregular no momento em que a bola foi lançada para área. A bola voltou a rolar, mas sem tempo para mais nada. A França acabou conhecendo a sua primeira derrota na Copa do Mundo de 2022.

Definição do grupo D

Mesmo com a derrota, a França garantiu o primeiro lugar do grupo D. Agora os franceses aguardam para saber quem será o segundo colocado do grupo C, que conta com Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia para saber quem enfrentará nas oitavas de final. Todos desse grupo possuem chances matemáticas de avançar para as oitavas e jogam ainda nesta quarta-feira, às 16 horas.

Apesar de ainda não terem a definição do próximo adversário, os franceses já sabem a data e o local em que voltarão a campo. Será no próximo domingo (4), no estádio Al Thumama, às 12 horas (horário de Brasília).

A classificação final do grupo D ficou da seguinte maneira: França em primeiro lugar com 6 pontos, Austrália em segundo com 6 pontos, no terceiro lugar Tunísia com 4 pontos e fechando o grupo na quarta posição Dinamarca com 1 ponto conquistado em três jogos.

 

Foto destaque: Jogadores da Tunísia celebram o gol marcado sobre a França. Divulgação/FIFA.