Notícias

G20: o grupo que organiza as 20 maiores economias do mundo

30 Out 2021 - 18h00 | Atulizado em 30 Out 2021 - 18h00
G20: o grupo que organiza as 20 maiores economias do mundo

O Grupos dos 20 (G20), é uma organização ampla que envolve 20 países, reunindo Ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Em conjunto, todas as nações significam 80% de toda a economia global. A edição de 2021, com o encontro de todos os líderes acontece neste sábado (30), e neste domingo (31), diretamente de Roma, na Itália. 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Ubisoft-anuncia-mais-hits-para-Just-Dance-2022

https://inmagazine.ig.com.br/post/Di-Ferrero-anuncia-data-de-novo-single-e-confirma-seu-primeiro-album-solo-para-2022

https://inmagazine.ig.com.br/post/Gloria-Groove-entra-para-a-lista-da-Billboard

Os membros do G20 são tais como, em ordem alfabética:

- África do Sul

- Alemanha

- Arábia Saudita

- Argentina

- Austrália

- Brasil

- Canadá

- China

- Coreia do Sul

- Estados Unidos

- França

- Índia

- Indonésia

- Itália

- Japão

- México

- Reino Unido

- Rússia

- Turquia

- União Europeia

A seletiva de países passa por variados continentes: Europa (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Rússia e Turquia); América do Sul (Argentina e Brasil); América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México); Oceania (Austrália); Ásia (China, Coreia do Sul, Indonésia, Japão, Arábia Saudita e Índia); África (África do Sul).

Encontro de líderes 


Policiais em frente à sede do G20 em Roma, na Itália. O encontro do dia 30, neste sábado, já aconteceu. (Foto: Polizia di Stato/AFP)


O primeiro encontro dos líderes aconteceu apenas em 2008, depois da criação ter sido feita em 1999. A ideia é reunir as pessoas consideradas fortalecidas de poder em determinada nação desenvolvida, visando discuitr desafios econômicos, políticos e de saúde.

Antes, o G20 era a participação de somente 7 países, quando era chamado de G7 (na época, priorizando países democráticos e industrializados).

A cada ano um dos 19 países se encarregam de abrir suas portas para o evento.

Um comunicado por parte da organização é publicado, depois de dois dias de encontros (os países não tem obrigação de incluir as conclusões desse texto final em sua legislação). Os encontros bilaterais também fazem parte de um evento importante para os grupos inseridos.

Foto em destaque: Ludovic Manrin/AFP

Mais Lidas