Na última segunda-feira (21), a Balenciaga lançou uma nova coleção de primavera, a Garde-Robe. Com 40 peças, a marca trabalhou com uma estética de escritório, trazendo modelagens mais sérias produzidas com cortes luxuosos.
A coleção de primavera de 2023 exibe sobretudos, casacos e ternos em cortes oversized e com ombreiras bem marcadas. A imponência é o traço predominante dessa estação. Em entrevistas para a Vogue, o diretor artístico da Balenciaga, Deman, explica que a Garde-Robe é uma releitura da cultura da marca, com peças muito bem demarcadas e ajustadas. Passando assim, uma reinterpretação de uma alta costura ultra-luxosa de peças dos guarda roupas de executivos.
No catálogo, há uma variedade de vestimentas: mini vestidos de modelagem justa; vestidos plisados com estampas em poá; gargantilhas de latão; Casacos Trench Coats em modelagens largas; saltos com cortes mais sóbrios e discretos; bolsas “de dinheiro” de couro; óculos de sol e diversos outros modelos. Com valores entre € 425,00 a 5.900,00 a nova coleção reune sofisticação, luxo e seriedade no vestir.
Post explicando a nova coleção da marca (Divulgação/Instagram)
Trazendo cortes em materiais de luxo, como lã, seda, gabardine e jeans artesanais, a marca traz a tona tendências das passarelas intenacionais. Nos desfiles Nova York e Londres, vestidos e saias plisadas estiveram presentes, com cortes midis e máxi, assim como nas peças da Balenciaga. Mas diferentemente da SPFW, a desfile de moda brasileiro, com looks em crochet e alfaiataria descontruída, que trabalhou mais com temas descontraídos e quebra de padrões sérios, o completo oposto da Balenciaga.
Mas como um espaço aberto, o universo da moda abrange todos e diversos movimentos ao mesmo tempo, sejam eles contraditórios ou muito semelhante. Portanto, mesmo com histórico de peças exóticas e descontruídas, a Balenciaga trouxe em Garde-Robe modelos sóbrios e elegantes, mas que não deixam de lado a excentricidade consagrada da marca e sua genialidade.
Foto Destaque: Casaco com capuz, peça da coleção.Divulgação/Balenciaga