Money

'Garotas Estúpidas': No dia mundial do empreendedorismo feminino, conheça Camila Coutinho, criadora do primeiro blog de moda brasileiro

19 Nov 2021 - 20h40 | Atulizado em 19 Nov 2021 - 20h40
'Garotas Estúpidas': No dia mundial do empreendedorismo feminino, conheça Camila Coutinho, criadora do primeiro blog de moda brasileiro

19 de novembro é o dia mundial do empreendedorismo feminino e o InMagazine.ig vai conhecer um pouco mais da recifense criadora da plataforma Garotas Estúpidas e da GE Beauty, Camila Coutinho. No ano de 2006 ela criou o primeiro blog de moda brasileiro. Camila percorreu uma trajetória de dedicação que a permitiu se tornar uma referência como empreendedora.

A jovem pernambucana diz no de empreender é muito importante parar  entender, “antes do dinheiro vem a pergunta: isso faz sentido?” Para ela, mais importante que o dinheiro é o propósito. E é com esse foco que ela gere a Garotas estúpidas, GE Beauty, além de sua marca pessoal.

A polivalente, multitarefas, empreendedora, blogueira, executiva, criadora de conteúdo e muito mais Camila Coutinho Valença, mais conhecida como Camila Coutinho confunde a cabeça do que acompanham sua trajetória. Mas a empresária definitivamente diz que só uma coisa nunca pode se confundir, o propósito que norteia cada decisão que ela toma em sua vida, e seja qual for o resultado, ela tem certeza que ele é um aprendizado. Para ela as coisas acontecem da melhor maneira como elas devem acontecer, como diz o personagem do livro de Voltaire, “Cândido ou o otimismo”


Colallb de Camilla Coutinho e Melissa focada em empreendedorismo feminino. Foto (Reprodução/ElasQueLucrem).


Palavras importantíssimas e inspiradoras, depois te terem sido usadas de maneira clichê acabaram tornando-se vazias, demode e seu conceito perderam o sentido. Mas a palavra propósito quando realmente está impregnado do fogo da verdade ressuscita uma outra palavra que é legado.

E pelas atitudes de Camila fica muito claro que isso para ela é uma missão. Ela consegue mostrar na pratica como consegue trazer aplicabilidade para todos estes conceitos no seu dia dia como empresaria, empreendedora, blogueira, mulher, cidadã. Essa proposta é o que fundamenta o conceito e a identidade de Coutinho.

Ela diz, “Propósito une nossas três marcas e ele se define em devolver. Nada do que eu pego para fazer é apenas por fazer. Sempre vem primeiro a pergunta, antes do dinheiro: isso faz sentido? É legal? eu gosto disso? Eu me orgulho disso? Sim. então vamos em frente.”, Ela diz que se a primeira pergunta não tiver sim na resposta, melhor nem perder tempo com as outras.


A empresária desfrutando demomento mais descontraido. (Foto:Reprodução/UniMob).


“Esse devolver é uma coisa que já, já, espero que em muito em breve, seja padrão, seja default para as empresas e para as personalidades também. E, nesse sentido, a gente conseguiu colocar em prática, por expemplo, o GE formando Líderes nesse ano. A idéia é que essa agenda de empoiderar mulheres através do empreendedorismo seja fixa e que esse projeto rode o Brasil inteiro.”, diz. A CEO destaca como é importante a união das empreendedoras no fortalecimento desse ecossistema amplo e irrestrito.

Coutinho tem uma definição para o que é ser um a empreendedora em terras tupiniquins: encarar diariamente todos os tipos de desafios que qualquer outro empreendedor teria de lidar em seu dia como, burocracia, morosidade, além de ser do sexo feminino. “Ser uma líder mulher, às vezes faz com que tenhamos certas atitudes mais firmes que. se um homem tivesse, não seria tão questionado. às vezes as pessoas colocam a gente como ‘nossa, que grossa’ , sendo que estamos simplesmente sendo firme em um momento que se faz necessário. Mas garcas a Deus não é uma coisa que me incomoda tanto, me incomoda mais as burocracias e as dificuldades práticas”, conclui.

Faz 15 anos do nascimento do Garotas Estúpidas até agora, e nesse tempo, Camila analisa que a principal característica na sua forma de pensar as coisas aconteceram paulatinamente, de forma gradual.  “Tenho muito mais clareza do que eu quero a longo prazo, no meu futuro. Isso me da segurança para dizer alguns nãos. Definir as coisas que eu vou fazer, onde vou colocar meu tempo, minha energia, minha disponibilidade. E isso exige maturidade. Gerir pessoas também é uma missão gigante. Um dos maiores desafios de empreender, eu diria, é lidar com pessoas a reter talentos. Isso leva a ter uma maturidade, pede uma autoconhecimento. A gente precisa se conhecer para conseguir ser um bom líder." , define a empresária.

“Eu sei que delegar é muito importante, mas sei que as pessoas nunca vão pensar com a minha cabeça, porque eu sou eu. Isso é um vício de quem fez muita coisa sozinha durante muito tempo. Então, a profissão influenciadora, e na minha época, quando eu comecei era blogueira, era eu e Deus. eu fazia praticamente tudo. Com o tempo foi investimento em pessoas, aumentando o time. Hoje somos 20 pessoas nas duas empresas. Mas cada pessoa é uma pessoa, cada cabeça é um mundo, cada uma tem suas características, e a pessoas nunca vai raciocinar exatamente como você e isso é ótimo" , argumenta Camila.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Obra-de-Frida-Kahlo-e-leiloada-por-U-349-milhoes-na-casa-Sothebys-em-Nova-York

https://inmagazine.ig.com.br/post/Conheca-a-historia-de-uma-das-mulheres-mais-respeitadas-do-Brasil-Renata-Vichi-de-estagiaria-a-presidente-da-kopenhagen

https://inmagazine.ig.com.br/post/A-jornalista-Ana-Paula-Padrao-critica-a-cultura-machista-do-networking

Pensando nas mulheres que estão construindo sua trajetória Camila faz questão de salientar: “Se eu pudesse voltar no tempo eu diria: segue em frente. Eu não sou uma pessoa de me arrepender. Tudo eu acho que tem um porquê. Eu confio muito nisso, então acho que isso me dá tranquilidade. Então, se uma coisa não acontece, acho que não era pra acontecer mesmo e porque vem coisa melhor. Eu sigo assim."

Depois do Garotas Estúpidas, agora é a hora da consolidação do GE Beaty. “O GB está numa fase muito legal de expansão. Esse primeiro ano, de lançamento, foi de muito aprendizado, como eu ja tinha imaginado que seria. Mas a gente fica muito feliz de já ter ocupado um lugar muito firme no segmento de beleza customizada, e de ser uma marca de beleza que fala com uma linguagem muito mais carinhosa e atual sobre o assunto. A gente vê as nossas consumidoras apaixonadas pela marca, o que é muito precioso.”, celebra a pernambucana.

Camila agora diz que seu desafio está no Live-commerce e que não consegue saber o motivo da baixa adesão ao formato. “Eu fico até curiosa pra entender por que o live-commerce ainda não foi trazido para o Brasil com mais popularidade, porque na China isso já é muito grande, tudo se faz por esse canal, é como se fosse uma loja mesmo. Eu acredito muito nesse modelo e acho que também vais er algo default e as pessoas vão contratar vendedores para as lojas considerando esse kill de vender on line também porque o ambiente de venda digital está ficando maduro numa velocidade muito grande. Eu acho que quando chegar vais ser avassalador.”, encerra.

Foto destaque: Camila Coutinho. Reprodução/Instagram