O presidente Luís Inácio da Silva fez a sanção que equipara injúria racial a racismo. Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso usaram suas redes sociais na noite da última quarta-feira (11) para comemorar a decisão do presidente.
O ator e produtor postou um vídeo de Giovanna dançando na beira da piscina com a legenda “Será que estamos felizes com essa notícia?”. Já a atriz repostou a notícia com a legenda: “Emocionada! Não ao racismo!”
Vídeo do presidente Lula assinando a sanção (Reprodução/Instagram: Hugogloss)
É importante lembrar que, no ano de 2022, os filhos do casal, Titi e Bless, sofreram racismo durante um passeio em um restaurante em Portugal. De acordo com o comunicado do casal na época, uma mulher branca que passava em frente ao local xingou não só os filhos do casal, mas também uma família de Angolanos que estavam presentes. A criminosa pedia para que todos "saíssem do local" e "voltassem para África", além de chamá-los de “pretos imundos” e outros xingamentos.
Na época o caso ganhou destaque, pois foi compartilhado um vídeo onde Giovanna Ewbank xingava a mulher. O casal prestou queixa à polícia e a racista foi levada presa.
Giovanna e Bruno chegaram a dar uma entrevista para o Fantástico comentando o caso, e a atriz falou sobre o privilégio que ela tem de poder defender seus filhos sem ser taxada como louca por ser uma mulher branca: “Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair com a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio”.
Eles também falaram que conversam muito com os filhos sobre situações de racismo e como é cruel pensar que, com essa idade - Titi tem nove anos e Bless, sete -, eles já tenham que pensar sobre isso e serem fortes, enquanto deveriam estar apenas vivendo sem maiores preocupações.
Com a nova lei sancionada pelo presidente Lula, a punição para injúria racial passa a ser prisão de 2 a 5 anos. Caso o crime seja cometido por duas ou mais pessoas, a pena poderá ser dobrada.
Foto destaque: Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e seus filhos Titi e Bless. - Reprodução/ Google