Tech

Google homenageia José Alvarez de Azevedo, o idealizador da educação para cegos no Brasil

09 Abr 2023 - 21h00 | Atulizado em 09 Abr 2023 - 21h00
Google homenageia José Alvarez de Azevedo, o idealizador da educação para cegos no Brasil

José Alvarez de Azevero foi o escolhido deste sábado, dia 08/04, para ser destaque na Google Doodles - ilustração feita no logotipo do Google para homenagear pessoas especiais temporariamente. Ele foi o primeiro professor cego a dar aula no Brasil e o responsável por trazer o Sistema Braille ao país. O motivo da homenagem foi em comemoração aos 189 anos de idade que o professor completaria.

Alvarez de Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 1834, e faleceu em 17 de março de 1854. Ele idealizou a primeira escola brasileira para cegos, chamada Imperial Instituto de Meninos Cegos, inaugurada em 1854, conhecida hoje pelo nome Instituto Benjamin Constant.

De acordo com um artigo do Ministério da Educação (MEC), a busca tecnológica para auxiliar na produção de textos em braile pode ser essencial para a sociedade: "O impacto da escrita e leitura para as pessoas cegas em todo o mundo alcança a maioria dos idiomas, as ciências exatas e naturais, a música, a informática acompanha a história das sociedades e seu desenvolvimento global e dinâmico", destaca o Ministério.


O Braille é um sistema tátil de escrita usado por pessoas cegas ou de baixa visão. Foto: Divulgação/ CEO Comunidade do Futuro.


O Sistema Braille é uma obra criada em 1809 por Louis Braille, que recebeu o seu nome. Esse sistema abriu portas para a possibilidade do conhecimento para pessoas que possuem dificiência visual e sua versão mais conhecida é de 1837.

No Brasil, o dia do braille é comemorado no dia do nascimento de José Alvarez de Azevezo, em 8 de abril, por ele trazer da França, ensinar e divulgar os métodos utilizados para a alfabetização de pessoas cegas.

A diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Patrícia Raposo, diz que o sistema de língua usado por pessoas cegas ou com deficiência visual é de total importância para quem possui essas dificuldades: “O Braille é um sistema de pontos em relevo, importantíssimo para a alfabetização de pessoas cegas e abre as portas para a comunicação escrita, a educação, o trabalho, a vida social e a cultura”, pontua Patrícia.

 

Foto de capa: O patrônomo da educação para cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo, recebe homenagem do Google. (Divulgação/Google)