Notícias

Governo do Rio dá início as obras de recuperação do teleférico do Alemão

18 Mar 2022 - 21h34 | Atulizado em 18 Mar 2022 - 21h34
Governo do Rio dá início as obras de recuperação do teleférico do Alemão

O teleférico do complexo do Alemão, na zona norte do Rio, teve suas obras de recuperação iniciadas na manhã desta sexta-feira (18). As obras de recuperação devem ter duração de aproximadamente 2 anos com um custo total de R$ 170 milhões.

Inoperante desde de outubro de 2016, para a troca de cabos, a manutenção que duraria até então 6 meses nunca aconteceu e desde então o teleférico segue abandonado.

As gôndolas atravessavam 6 estações, e percorriam um trajeto de 3,5 quilômetros que transportava em média 9 mil moradores por dia, das comunidades do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé, Palmeiras à estação Bonsucesso, onde havia integração com linhas de ônibus e com os trens da Supervia.



Informações preliminares do governo do estado indicam que as obras de recuperação levarão até o final do ano para serem concluídas. Somente para recuperar a infraestrutura das estações deterioradas será necessário R$ 18 milhões até o fim do ano, os recursos são oriundos do programa Pacto Rj, sendo a maior parte do dinheiro vindo da privatização da Cedae.

De acordo com o G1, enquanto o Governador do Rio, Claudio Castro (pl) discursava no Morro da Baiana, uma moradora protestou sobre a falta de investimento em moradias: (Via G1) "Estamos há 12 anos com o Aluguel Social. O senhor disse que o teleférico e as moradias iriam caminhar paralelamente. No ano passado, o senhor me disse que em outubro essa licitação estaria na rua. Nós não aguentamos mais promessas. A minha face, eu não posso mudar, eu não posso sorrir. E tem muita família aqui do Aluguel Social vendo serem gastos milhões no teleférico. Essas famílias foram removidas lá atrás e estão sem casas até hoje", reclamou a moradora.

"Ela não está errada. Doze anos no Aluguel Social revoltam qualquer um, mesmo. A licitação para a construção dessas 1,3 mil casas, que será feita por meio do programa 'Casa da gente', vai ser realizada no dia 24 de abril. As obras começarão logo em seguida", afirmou Castro.

 

Foto destaque Teleférico do Alemão. Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades