Com o término da temporada de desfiles de moda, as passarelas de Milão e Paris deixam para trás um rastro de novas tendências em roupas, acessórios e maquiagem. Entre as novidades apresentadas, as gravatas se destacam como um acessório versátil e elegante, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres.
Inicialmente restritas a homens de elite como a aristocracia e os nobres, as gravatas foram evoluindo ao longo dos anos, passando a apresentar uma variedade de cores, tecidos e padrões, e assim, tornando-se um item indispensável na composição de looks mais modernos.
Na maison Valentino, o diretor criativo Pierpaolo Piccioli utilizou o tema Black Tie para a coleção de inverno 23, e usou gravatas pretas em todos os 73 looks apresentados no desfile, buscando "uma desmistificação do formal, projetada para quebrar convenções", conforme descrito pela marca. Essa abordagem tem sido uma marca registrada de Piccioli, que utiliza um fio condutor para unir toda a apresentação, e que também pode ser vista em outras coleções da marca.
Outras marcas renomadas em Paris, como Alexander McQueen, Undercover, Balmain, e em Milão, Dolce & Gabbana, Bottega Veneta, Ferragamo e GCDS também adotaram as gravatas em seus desfiles, mostrando que é possível inovar e criar produções únicas utilizando esse acessório clássico.
Apesar de ter sido inicialmente associada a um código de vestimenta formal e a uma combinação básica de camisa branca e gravata preta, as marcas demonstraram que é possível adotar esse truque de styling de maneiras diferentes e adaptá-lo a diferentes ocasiões, permitindo que cada um crie seu próprio estilo e se sinta confiante e elegante. A gravata é um acessório atemporal que pode agregar muito valor a qualquer look, desde o mais básico até o mais sofisticado.
Foto Destaque: Gravatas na maison Valentino Reprodução/Instagram