Após ser diagnosticada com adenomiose no período de carnaval, Gretchen cancelou sua cirurgia que estava marcada para o último mês. Em entrevista para a revista Quem, a artista explicou os motivos que a levaram a considerar o tratamento no lugar da operação.
A rainha do rebolado se diz confiante na sua cura pelo tratamento: “Porque eu senti que não deveria fazer a cirurgia, porque eu teria outra alternativa. Quero tentar, porque acredito. Já estou me sentindo curada. É porque vocês não sabem como estava me sentindo no Carnaval. Vou me curar e vou conseguir ajudar muitas mulheres quando for para internet provar que me curei”
“A adenomiose causa um sangramento dentro do útero e ele vai inchando. Tanto que meu útero está com 580 gramas, que é praticamente uma gravidez de cinco meses. Eu ia operar no dia 22 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas e conversei com o naturopata que fez o tratamento do Esdras. Ele está fazendo um tratamento de recuperação do tecido e meu útero já desinflamou 50%", disse a cantora.
De acordo com o site BP, “a adenomiose ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero, cresce de forma anormal no miométrio, que é a musculatura uterina. Instalados no local errado, esses fragmentos de endométrio se inflamam durante a menstruação, podendo levar a aumento importante do sangramento menstrual e a cólicas menstruais relevantes.”
Em uma live que abriu em seu Instagram, Gretchen falou sobre a dificuldade que teve com os comentários durante o carnaval por causa do inchaço: “Teve muita gente ignorante na época do Carnaval, maldosa, que viu minha barriga um pouco mais inchada e começou a questionar se eu estava grávida. Eu, com 63 anos e menopausada, óbvio que não estaria grávida. Muita gente falou besteira e eu me incomodei demais.”
Veja abaixo a live completa feita pela cantora:
Live feita ela cantora falando sobre a doença e seu tratamento (Reprodução/Instagram: mariagretchen)
Além dos sintomas citados acima, apesar da doença ser presente em mulheres com mais de 30 anos e que já engravidaram, ela também pode afetar pacientes mais jovens e sem filhos, causando dificuldade para engravidar.
Foto destaque: Gretchen (Reprodução/Instagram: mariagretchen)