Moda

Grife Gaultier é processada por museu italiano devido ao uso de ‘Vênus’ do artista Botticelli

13 Out 2022 - 16h02 | Atulizado em 13 Out 2022 - 16h02
Grife Gaultier é processada por museu italiano devido ao uso de ‘Vênus’ do artista Botticelli

O renomado Museu dos Ofícios de Florença, museu renascentista, na Itália, denunciou nesta segunda-feira, que a grife francesa Jean Paul Gaultier, não teve o uso autorizado da imagem do quadro mais importante de seu acervo “O Nascimento de Vênus”, do artista Sandro Botticelli e que por isso entrou com um processo na justiça contra a grife.

O museu florentino divulgou uma nota, nas redes sociais explicando. “A casa de moda aproveitou a imagem da obra-prima que se conserva no museu (...) para fazer várias peças de vestuário, das quais publicou fotos em seu site e nas redes sociais”. O museu ainda falou que o Gaultier “O fez sem pedir licença (...) ou pagando as taxas correspondentes, conforme previsto em lei”.



O museu, que é um dos mais visitados do país, anexou documentos retirados da internet e da conta do Instagram da grife em que as roupas em questão aparecem. Entre as peças, está um lenço de 150 euros (aproximadamente R$ 757) chamado de “O Nascimento de Vênus”, que retrata a deusa saindo das águas e cobrindo sua nudez com seus cabelos loiros.

A galeria afirma que pediu a grife francesa que eles retirassem as peças do mercado ou que entrasse em contato com elas, para “fechar um acordo comercial necessário para sanar o abuso contido”. Porém, segundo os Uffizi, o pedido foi ignorado pela marca.

A nota também afirma que “Já iniciamos uma ação legal que prevê, além da retirada das roupas ‘ilegítimas’, também um pedido de indenização em favor do museu”.

Os Uffizi de Florença, estão abertos para ao público desde 1765 e conservam em mais de 8000 m2 obras-primas da pintura italiana, e possui quadros dos mais importantes artistas renascentistas. As galerias possuem obras dos artistas Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio e Ticiano.

Foto destaque: "O nascimento de Vênus", do artista Sandro Botticelli. Reprodução/InfoEscola

Mais Lidas