Notícias

Groenlândia tem gelo derretido que pode cobrir estado americano de água

21 Jul 2022 - 21h53 | Atulizado em 21 Jul 2022 - 21h53
Groenlândia tem gelo derretido que pode cobrir estado americano de água

O clima quente do norte da Groenlândia tem causado o derretimento visível do gelo nessa época do ano. A temperatura tem chegado a 16 graus Celsius, 6 graus mais quente que o de costume.


Estudos gera preocupação sobre o impacto crescente do derretimento na subida do nível do mar

(Foto Reprodução: Sean Gallup e Getty Images)


O gelo que derreteu entre 15 e 17 de julho, pesa aproximadamente 6 bilhões de toneladas de água por dia, capacidade para encher 7,2 milhões de piscinas olímpicas, capaz de cobrir uma superfície inteira de todo um estado de West Virginia, no Estados Unidos, segundo os dados do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA.

“O degelo ocorrido no norte na semana passada não é normal, considerando 30 a 40 anos de médias climáticas”, disse pesquisador sênior do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo da Universidade do Colorado. “O derretimento tem aumentado, e esse evento foi um pico nesse fenômeno”.

O campo de pesquisa que fica a noroeste da Groenlândia, que estuda o impacto das mudanças climáticas também está sendo afetado por esse fenômeno. Está difícil para conseguir coletar amostras para estudos. 

“As temperaturas que temos visto agora são muito altas para que aviões com esquis possam pousar”. “Assim, armazenamos os núcleos de gelo em grandes cavernas artificiais que fizemos na neve para protegê-los do calor do verão”.

A Groenlândia tem toda a superfície coberta por gelo, é o segundo maior reservatório de água congelada do mundo. Nas últimas pesquisas essa situação está ficando cada vez mais precária, pois a região é especialmente vulnerável ao aquecimento global. A taxa de derretimento supera qualquer outra, em 12 mil anos. Podendo elevar as águas do mar em até 10 cm.

 

Foto destaque:  Groenlândia, região com 80% de sua superfície coberta por gelo (foto: Reprodução/Monica Bertolazzi/Getty Images)