Moda

Gucci cancela desfile na Coreia do Sul após tragédia de Itaewon

02 Nov 2022 - 09h37 | Atulizado em 02 Nov 2022 - 09h37
Gucci cancela desfile na Coreia do Sul após tragédia de Itaewon

No último sábado (29) o distrito de Itaewon, em Seul, reuniu mais de 100 mil pessoas em suas ruas para comemorar seu tradicional Halloween depois de três anos de espera, devido à pandemia. Mas a celebração terminou em tragédia, até o momento, 153 mortos e outros tantos feridos e desaparecidos. A polícia ainda está investigando o caso, no entanto, as causas das mortes foram justificadas por esmagamento e pisoteamento em massa, causado pela alta densidade de pessoas no local. Foi decretado, também, o estado de luto nacional por uma semana no país. Dentre as vítimas, a maioria se enquadra no perfil de jovens de 20 anos, coreanos e estrangeiros.

A Gucci apresentaria uma versão atualizada de seu desfile Cosmogonie na capital da Coreia, com uma série de novos looks, exibido pela primeira vez em maio, deste ano, na Itália. Esta seria, também, a primeira vez do diretor criativo da marca, Alessandro Michele, no país. O desfile aconteceria nesta terça (01), mas em respeito ao luto do país e os recentes acontecimentos, ele foi cancelado. Em um comunicado, a marca declara: “Nossos corações estão cheios de tristeza ​​por aqueles que perderam suas vidas ou ficaram feridos no trágico evento em Itaewon, Seul. Por respeito ao período de luto nacional e de acordo com a Administração do Patrimônio Cultural da Coreia, a Gucci não realizará o evento programado”. Ainda não há uma possibilidade de uma remarcação do evento.


Comunicado da Gucci. (Foto: Reprodução/Instagram)


Em nota em suas redes sociais, a Gucci também presta suas condolências às vítimas, familiares e amigos da tragédia: “Nós manifestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de todos aqueles que foram afetados pela tragédia em Itaewon, Seul, Coreia.” A Coreia do Sul tem sido um alvo para as grandes marcas do nicho, uma vez que o país tem um mercado crescente por consumidores ávidos de moda. Sem mencionar seu potencial de influência no cenário internacional devido aos Idols do Kpop, estratégia já utilizada por meio de parcerias e desfiles com o grupo BTS, por exemplo, e tantos outros.

Foto destaque: Detalhe do desfile Comogonie apresentado na Itália em maio e que seria repetido em Seul. Reprodução/ Instagram

Mais Lidas