Money

Guerra da Ucrânia pode causar impacto prejudicial ao mercado brasileiro

05 Mar 2022 - 16h09 | Atulizado em 05 Mar 2022 - 16h09
Guerra da Ucrânia pode causar impacto prejudicial ao mercado brasileiro

Junto aos problemas causados na Europa interna por causa do conflito, preço de grãos, energias e transportes podem ser afetados pela guerra entre Rússia e Ucrânia que causa um crescimento no custo da produção.

Junto da tragédia, o conflito traz custos de produção de proteína, elevando a dificuldade do acesso de populações com baixa renda.

Destacamos as principais consequências causadas por esse evento, sendo elas:

Redução ou interrupção do fluxo exportador brasileiro devido aos bloqueios de portos em decorrência ao ataque

• Redução da demanda: devido a guerra militar, a perda de energia pode gerar uma queda no consumo de carne russa e de outras países envolvidos. Para entender melhor, em 2021, a União Europeia importou 59 mil toneladas de carne, enquanto a Rússia importou apenas 28 mil toneladas, o que é equivalente a 1° da produção de carne bovina brasileira. 

Em resposta a guerra, a Otan está aplicando punições no sistema bancário disso, fazendo um bloqueio de bens e o acesso ao sistema financeiro ocidental, impedindo parcialmente o fluxo de pagamentos para quem comercializa entre as regiões.

Com base nisso, caso a sanção chegue a exclusão total da Rússia do sistema bancária total, os negócios com os russos podem piorar. Com essa condição, o efeito do conflito seria limitado ao aumento de 1,3% na oferta da carne no mercado brasileiro que não irá mais para lá e teria que ser redirecionado. 


Navio de exportação (foto retirada do iStock)


Com esses problemas, podemos desenhar custos ocultos que podem vir junto desse problema:

 

1 - Possível elevação dos custos de energia

A Rússia fornece atualmente cerca de 40% do gás natural utilizado na fábrica de fertilizantes nitrogenadas para residências européias e indústrias. Com base nisso, a redução ou a interrupção do suprimento de gás natural à Ue tem consequências diretas aos preços dos serviços e mercadorias que utilizam isso produto como mataria prima. O conflito ainda engloba o petróleo e os biocombustíveis.


Estação de energia (foto retirada do site SóNotícias)


2 - impacto no preço e disponibilidade de fertilizantes

A Rússia é a segunda maior produtora de nitrogenados e potássicos e é a quarta maior de fosfatados, com share como a produção global de 10%, 19% e 9% respectivamente. Isso é muito importante para o Brasil, já que o mesmo é altamente dependente. 

Sendo assim, qualquer ação que impacte uma menor produção dessas matérias, pode trazer uma elevação nos preços e a falta de adubo, o que afetaria o Brasil que, em 2021, importou toneladas de fertilizantes, sendo 22% deles da Rússia.

 

3 - Aumento dos custos logísticos

Visto que já um conflito no mar negro, algumas rotas estão sendo desviadas, o que causa um aumento de distância a ser percorrida para fazer o transporte completo.

Outro problema é o petróleo, o gás natural e o dólar se valorizando, o que pode impactar o combustível no Brasil, o que acarreta em mais problemas para o país.

 

4 - Volatilidade das moedas e temores sobre pagamentos

Visto que os principais membros da Otan anunciaram sanções à Rússia, o que pode gerar prejuízos ao fluxo bancário com o ocidente, o risco de solvência entra no radar. Isso eleva a volatilidade das moedas globalmente e aumenta o risco operacional do comércio, aumentando os custos de instrumentos, financiamentos e prejuízos cambiais.

 

5 - Acesso a crédito e seguro

Como o crédito é geralmente condicionado a adesão de algum tipo de seguro, o conflito pode levar ao aumento das taxas de juro e dos prêmios do seguro, já que os conflitos reduzem a oferta de capital de risco.

 

6 - Aumento dos custos dos grãos

Como a maioria do que é comercializado no mundo pertence ao mar negro, uma interrupção desse fluxo levaria os preços dos grãos a se valorizar globalmente. Isso também elevaria o custo da produção de frangos, suínos e bovinos. Soja e açúcar também teriam seus preços elevados.

Sendo 75% os custos da produção de frango atrelado, um corte no fluxo impactaria na redução do comércios global de milho de de insumos correlatos.


Tratamento de safra(imagem retirada do site ISTOÉ DINHEIRO)


Com todas esssas complicações, a extensão do conflito só tende a piorar essa situação hipotética que não está muito distante de acontecer, visto que a guerra já estava afetando a Europa internamente com a queda do Euro.