Esportes

Hélio Castroneves vence as 24 horas de Daytona

31 Jan 2022 - 22h03 | Atulizado em 31 Jan 2022 - 22h03
Hélio Castroneves vence as 24 horas de Daytona

As 24h de Daytona de 2022 viram uma grande exibição dos pilotos brasileiros ao fazer história e vencer em três categorias. A prova mais importante do calendário de corridas de longa duração da América do Norte foi vencida por Hélio Castroneves, o brasileiro de 46 anos venceu pelo segundo ano consecutivo. Junto do francês Simon Pagenaud e dos britânicos Oliver Jarvis e Tom Blomqvist, Castroneves conduziu o Acura da Meyer Shank Racing ao lugar mais alto do pódio.

As últimas horas de prova foram intensas para a tripulação comandada por Castroneves, já que o Acura número 10 da Wayne Taylor Racing impunha um ritmo muito forte na briga pela liderança da prova e terminou apenas 3 segundos atrás do vencedor.

Na LMP3 o brasileiro Felipe Fraga dominou a categoria a bordo do Ligier #74 Riley Motorsports, o campeão da Stock Car de de 2016 dividiu o bólido com Gar Robinson, Michael Cooper e Kay Van Berlo.

"Estou muito feliz pela vitória em Daytona. Eu me preparei muito para essa corrida, queria demais ganhar aqui. Hoje é um dia muito especial na minha carreira. Agradeço muito ao pessoal da equipe, ao Gar Robinson, que é meu grande parceiro no IMSA e tudo o que construímos ao longo da última temporada" Disse Fraga após a prova.


Felipe Nasr, Helio Castroneves e Felipe Fraga, os brasileiros vencedores em Daytona. (Foto: Reprodução/Instagram/José Mario Dias)


Na GTD Pro Felipe Nasr conquistou a sua primeira vitória em Daytona a bordo do Porsche número 9  da Pfaff Motorsports. A disputa pela vitória na GTD Pro se estendeu até a última volta. Apesar do domínio da Ferrari #62 do brasileiro Daniel Serra, na segunda metade da corrida os Porsches tiveram um desempenho melhor, e brigaram até as últimas curvas do semi-oval, quando o piloto do Porsche #2 arriscou na busca pela liderança e acabou rodando na pista. A direção de prova até analisou a manobra, mas interpretaram como incidente de corrida e manteve a vitória na categoria para Felipe Nasr e a segunda posição para Daniel Serra.

Os outros brasileiros na prova eram Pipo Derani na DPI a bordo do Cadillac #31 e Augusto Farfus na GTD Pro a bordo da BMW #25. Derani recebeu a bandeirada na 4ª colocação, e Farfus foi o brasileiro que mais enfrentou dificuldades e recebeu a bandeirada na 7ª colocação em sua categoria. Apesar de ser muito experiente na prova e também estar em uma equipe com muita tradição no automobilismo norte-americano, as 24H de Daytona foram apenas a terceira prova oficial da M4 GT3 pilotada pelo brasileiro, então a ideia da montadora e da equipe era de ainda desenvolver o veículo e coletar informações.

Foto Destaque: Pagenaud, Jarvis, Blomwvist e Castroneves comemorando a vitória. Foto: Reprodução/Twitter/SiriusXM