Esportes

Holanda desperta no fim e estreia na Copa do Mundo com vitória sobre Senegal

21 Nov 2022 - 15h20 | Atulizado em 21 Nov 2022 - 15h20
Holanda desperta no fim e estreia na Copa do Mundo com vitória sobre Senegal

Holanda e Senegal se enfrentaram nesta segunda-feira (21) e fizeram o jogo de encerramento da primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2022. Realizada no estádio Al Thumama, as equipes comandadas pelos técnicos Louis Van Gaal, da Holanda, e Aliou Cissé, de Senegal, protagonizaram um duelo sem muito brilho. Os holandeses levaram a melhor e, no fim do segundo tempo, marcaram duas vezes, liquidando a partida. Gakpo e Klaassen fizeram os gols do jogo.

Cronologia da partida

O resultado não refletiu bem o que foi o jogo. Apesar da vitória por 2 a 0, a Holanda não teve vida fácil contra Senegal. Sem o principal astro da equipe, Sadio Mané, os senegaleses fizeram um jogo duro e deram trabalho para o goleiro Noppert, especialmente no segundo tempo.

1º tempo:

A primeira etapa foi marcada por muito estudo entre as duas equipes e tentativas frustradas de arremate ao gol. Os goleiros não trabalharam. Nem Édouard Mendy, de Senegal, nem Andries Noppert, da Holanda, sujaram seus uniformes.

Apesar disso, as equipes chegaram a apresentar perigo. Holanda, com Blind e Van Dijk, em cabeceios para fora, e com Frenkie de Jong, que driblou o zagueiro dentro da área, mas não conseguiu concluir a jogada. Já Senegal, ofereceu perigo com Ismaïla Sarr e com Diatta, que finalizaram ao lado da baliza.


Holanda vence Senegal por 2 a 0 na Copa do Mundo (Reprodução/Instagram)


2º tempo:

A etapa complementar teve roteiro diferente. A Holanda viu Senegal crescer no jogo explorando o lado esquerdo do ataque e botar o goleiro Noppert para trabalhar, em bons chutes de Gueye e Boulaye Dia. O arqueiro holandês, inclusive, foi um dos grandes personagens do segundo tempo, evitando com que os rivais abrissem o placar.

Se Noppert acabou tendo noite inspirada defendendo o gol da Holanda, seu colega de profissão, Édouard Mendy, não pôde dizer o mesmo. O goleiro, que atua pelo Chelsea, saiu mal do gol aos 39 minutos e viu Gakpo vencê-lo, de cabeça, inaugurando o placar. No último minuto de partida, uma nova falha. Memphis Depay puxou contra-ataque, finalizou e Mendy espalmou a bola para o dentro da área. O meia Klaassen, da Holanda, aproveitou o rebote e fez o segundo e último gol do jogo.

Wilton Pereira Sampaio

Segundo árbitro brasileiro do dia apitando uma partida da Copa do Mundo, após Raphael Claus, que esteve em Inglaterra 6x2 Irã, Wilton Pereira Sampaio não atraiu os holofotes e teve atuação segura. O brasileiro conduziu bem a partida e aplicou três cartões amarelos, em um jogo com 26 faltas assinaladas.


Próximos compromissos

Com o resultado, a Holanda agora divide a liderança do Grupo A com o Equador, que também venceu a sua partida por 2 a 0 na estreia. As duas seleções se enfrentarão na próxima sexta-feira (25), às 13h00, no estádio Internacional Khalifa, visando encaminhar a classificação. Já o Senegal, volta a campo também na sexta-feira, em duelo contra o anfitrião do torneio. A equipe encara o Catar, às 10h00, novamente no estádio Al Thumama. Todos os horários citados na reportagem tem como base o horário de Brasília.

 

Foto destaque: Jogadores da Holanda comemoram vitória sobre Senegal. Divulgação/FIFA.