Money

Imagem original de Buzz Aldrin na Lua é vendida em leilão na Dinamarca

12 Mar 2022 - 12h46 | Atulizado em 12 Mar 2022 - 12h46
Imagem original de Buzz Aldrin na Lua é vendida em leilão na Dinamarca

A imagem original do astronauta Buzz Aldrin pisando na Lua foi vendida na última quarta-feira (9) por 52 mil coroas dinamarquesas (cerca de R$ 38.475), em leilão na Dinamarca. A imagem faz parte de uma coleção da Nasa, colocadas à venda no evento.

Um vendedor anônimo leiloou um álbum com 74 imagens originais no evento organizado pela Bruun Rasmussen Auctioneers. Juntas, as imagens continham um valor total estimado em 1,5 milhão de coronas dinamarquesas (em torno de R$ 1,11 milhão). Segundo a casa de leilões, 73 das 74 fotografias originais foram vendidas.

“Saber que estas são as fotografias originais tiradas pelos astronautas durante as maiores missões de suas vidas é uma grande emoção nesta era digital”, comentou o chefe de departamento e especialista de Bruun Rasmussen, Lærke Bøgh, em um comunicado à imprensa sobre o leilão.


Capa da National Geographic de 1969 (Foto: Reprodução/National Geographic)


A coleção vendida fazia parte do acervo particular de um vendedor estrangeiro, cuja identidade permaneceu anônima. A maior parte das fotos jamais havia sido vista pelo público, enquanto outras tinham estampada as capas das revistas Life e da National Geographic em 1969. A imagem de Aldrin, por exemplo, apareceu nas capas de ambos os periódicos.

A retrato de Aldrin, com traje completo de astronauta, foi tirado por Neil Armstrong, que aliás, pode ser visto refletido no visor do colega. Ambos faziam parte da tripulação responsável pelo primeiro pouso na Lua em julho de 1969. Armstrong clicou Aldrin com uma câmera Hasselblad. As imagens foram feitas no período de execução das missões Apollo 8 e Apollo 17.

O ano de 2022 comemora o 60º aniversário do famoso discurso do então presidente John F. Kennedy, na Universidade Rice, a respeito do desejo de enviar pessoas à Lua. Ainda, é o 50º aniversário da última vez que alguém pisou no satélite, fato ocorrido durante a missão Apollo 17 em dezembro de 1972.

 

Foto de destaque: Buzz na lua. Reprodução/Neil Armstrong.