Saúde e Bem Estar

Inchaços podem indicar problemas cardíacos

27 Fev 2022 - 14h41 | Atulizado em 27 Fev 2022 - 14h41
Inchaços podem indicar problemas cardíacos

Os inchaços pelo corpo podem ser causados por várias situações. Entre elas estão as quedas, torções, reações alérgicas, lesões, inflamações, gravidez, infecções,  e as queimaduras. Mas, não é só por essas razões que o corpo humano acusa o inchaço. 

Quando o inchaço é apresentado de forma contínua, podem derivar de algumas doenças e outras complicações. Problemas no fígado, entre eles a cirrose, nos rins, e no sistema cardiovascular, especificamente, a insuficiência cardíaca. Nestes casos, o edema pode se desenvolver de forma gradual e lenta e muitas vezes, as pessoas não percebem e só vão dar conta disso, quando se tornar algo grave e despertar outros sintomas como a sensação de aperto, a falta de ar e dores locais. 

Os edemas acontecem quando vasos sanguíneos pequenos vazam algum fluido ao seu redor. Os tecidos incham pelo excesso de líquido e atingem uma pequena área do corpo, ou até mesmo, o corpo inteiro. 

Os inchaços tem mais incidência nos membros inferiores, os pés, tornozelos e pernas. É preciso averiguar com um médico o que pode estar ocorrendo, se isso acontecer com muita frequência e sem um motivo específico. Por exemplo, se a pessoa ficou muito tempo em pé, ou se levar um tombo que tenha deixado uma lesão. Nestes casos, é necessário uma avaliação em relação ao tamanho do fígado, baço e também deve ser feita uma avaliação cardiológica. É importante também,  verificar se esse inchaço é uni ou bilateral.


 

imagem de um edema cardíaco. Reprodução/Divulgação: Wl.incrivel.cf.tsp.li


Quando o inchaço é unilateral, deve-se investigar problemas na circulação. Esta pode ser uma situação crônica que cause varizes, trombose venosa e inflamação dos vasos, flebites, que são associadas ao risco de uma embolia pulmonar.

Quando o inchaço é bilateral pode-se ter indícios de anormalidades no sistema cardiovascular, uma insuficiência cardíaca. O coração pode estar com sua atuação comprometida.

As alterações na circulação podem ser percebida por coceiras frequentes, sensação de queimação, cansaço e dores. Muitas vezes as áreas dos membros inferiores apresentam uma cor avermelhada, dependendo da gravidade podem se apresentar azuladas ou roxas. 

É preciso procurar um médico especialista para averiguar esses sintomas, pois a má circulação pode ser causada por presença indevida do fluxo de oxigênio e sangue em determinadas regiões do organismo e pode até mesmo evoluir para uma isquemia. 

 

Foto destaque: mãos inchadas. Reprodução/Divulgação: static.wixstatic.com