Esportes

Inglaterra confirma favoritismo e estreia na Copa do Mundo com goleada sobre o Irã

21 Nov 2022 - 12h20 | Atulizado em 21 Nov 2022 - 12h20
Inglaterra confirma favoritismo e estreia na Copa do Mundo com goleada sobre o Irã

A Copa do Mundo começou para Inglaterra e Irã. As equipes se enfrentaram no estádio Internacional Khalifa nesta segunda-feira (21), em jogo válido pela primeira rodada da Copa do Mundo de 2022. O jogo foi marcado por amplo domínio dos ingleses, que golearam os iranianos por 6 a 2. Os gols foram marcados por Bellingham, Bukayo Saka (x2), Sterling, Rashford e Grealish. Taremi marcou os dois gols do Irã.

Cronologia do jogo

Dominante do início ao fim, a Inglaterra, comandada pelo técnico Gareth Southgate, não deu espaço para o Irã. Fez jus ao favoritismo na estreia e comandou as ações, permanecendo com a posse de bola no campo de ataque durante todos os 90 minutos de partida.

1º tempo

Com vasto repertório ofensivo, os ingleses começaram assustando logo de cara. Harry Maguire apareceu livre aos 8 minutos finalizando para fora após jogada ensaiada em cobrança de falta. O lance, porém, ficou marcado por uma paralisação de dez minutos para atendimento ao goleiro iraniano Alireza Beiranvand, que se chocou de cabeça com o companheiro de equipe e precisou ser substituído.

A partir dos 30 minutos de partida, o time de Southgate passou a imprimir ritmo mais forte e a explorar a bola aérea. Maguire, de cabeça, parou no travessão aos 31 e três minutos mais tarde, Bellingham, não perdoou. Recebeu lindo cruzamento de Luke Shaw e abriu o placar.  Aos 42, Maguire ajeitou de cabeça e Bukayo Saka acertou belo chute, ampliando o marcador. Ainda sobrou tempo para Sterling, em contra-ataque aos 46, fazer o terceiro gol do jogo com passe de Harry Kane.


Inglaterra vence o Irã na estreia da Copa do Mundo (Reprodução/Instagram)


2° tempo: 

Na etapa complementar, o time inglês não tirou o pé do acelerador. Bukayo Saka, aos 15 minutos, recebeu a bola dentro da área, tirou de três defensores e fez o quarto gol do jogo. O Irã chegou a tentar ensaiar uma reação e diminuiu o placar com Taremi aos 19 minutos, mas sem efeito. Viu os ingleses, confortáveis dentro do jogo e com gás novo entre os 11 atletas em campo, aumentarem ainda mais o placar.

Aos 25 minutos, Southgate promoveu algumas mudanças na equipe. Entre elas a entrada do atacante Rashford, que em sua primeira participação, recebeu passe primoroso de Kane, limpou o defensor e marcou o quinto gol inglês. Ainda restou tempo para que Jack Grealish, também oriundo do banco de reservas, marcasse o sexto gol, e Taremi, de pênalti, deslocasse Pickford e fizesse o segundo gol iraniano,  dando números finais a partida.

Raphael Claus

A partida também marcou estreia brasileira na Copa do Mundo de 2022. Árbitro principal do duelo entre Inglaterra e Irã, Raphael Claus não influenciou no resultado do jogo. Distribuiu cartões em faltas duras e aplicou a lei da vantagem quando necessário. Além disso, foi acionado pelo VAR no último minuto da partida e assinalou pênalti para o Irã, após puxão de camisa dentro da área.

Próximos compromissos

Provisoriamente na liderança do Grupo B, a Inglaterra volta a campo na próxima sexta-feira, diante dos Estados Unidos, no estádio Al Bayt. O confronto está marcado para às 16h00. O Irã, por sua vez, joga também na sexta-feira, porém mais cedo. A equipe do técnico Carlos Queiroz enfrenta a Seleção Galesa às 7h00, no estádio Ahmad Bin Ali.

Estados Unidos e País de Gales, que completam o grupo, entram em campo nesta segunda-feira, às 16h00. Todos os horários citados na reportagem tem como base o horário de Brasília.

 

Foto destaque: Jogadores ingleses comemoram gol sobre o Irã. Divulgação/FIFA.