A Copa do Mundo começou para Inglaterra e Irã. As equipes se enfrentaram no estádio Internacional Khalifa nesta segunda-feira (21), em jogo válido pela primeira rodada da Copa do Mundo de 2022. O jogo foi marcado por amplo domínio dos ingleses, que golearam os iranianos por 6 a 2. Os gols foram marcados por Bellingham, Bukayo Saka (x2), Sterling, Rashford e Grealish. Taremi marcou os dois gols do Irã.
Cronologia do jogo
Dominante do início ao fim, a Inglaterra, comandada pelo técnico Gareth Southgate, não deu espaço para o Irã. Fez jus ao favoritismo na estreia e comandou as ações, permanecendo com a posse de bola no campo de ataque durante todos os 90 minutos de partida.
• 1º tempo
Com vasto repertório ofensivo, os ingleses começaram assustando logo de cara. Harry Maguire apareceu livre aos 8 minutos finalizando para fora após jogada ensaiada em cobrança de falta. O lance, porém, ficou marcado por uma paralisação de dez minutos para atendimento ao goleiro iraniano Alireza Beiranvand, que se chocou de cabeça com o companheiro de equipe e precisou ser substituído.
A partir dos 30 minutos de partida, o time de Southgate passou a imprimir ritmo mais forte e a explorar a bola aérea. Maguire, de cabeça, parou no travessão aos 31 e três minutos mais tarde, Bellingham, não perdoou. Recebeu lindo cruzamento de Luke Shaw e abriu o placar. Aos 42, Maguire ajeitou de cabeça e Bukayo Saka acertou belo chute, ampliando o marcador. Ainda sobrou tempo para Sterling, em contra-ataque aos 46, fazer o terceiro gol do jogo com passe de Harry Kane.
Inglaterra vence o Irã na estreia da Copa do Mundo (Reprodução/Instagram)
• 2° tempo:
Na etapa complementar, o time inglês não tirou o pé do acelerador. Bukayo Saka, aos 15 minutos, recebeu a bola dentro da área, tirou de três defensores e fez o quarto gol do jogo. O Irã chegou a tentar ensaiar uma reação e diminuiu o placar com Taremi aos 19 minutos, mas sem efeito. Viu os ingleses, confortáveis dentro do jogo e com gás novo entre os 11 atletas em campo, aumentarem ainda mais o placar.
Aos 25 minutos, Southgate promoveu algumas mudanças na equipe. Entre elas a entrada do atacante Rashford, que em sua primeira participação, recebeu passe primoroso de Kane, limpou o defensor e marcou o quinto gol inglês. Ainda restou tempo para que Jack Grealish, também oriundo do banco de reservas, marcasse o sexto gol, e Taremi, de pênalti, deslocasse Pickford e fizesse o segundo gol iraniano, dando números finais a partida.
Raphael Claus
A partida também marcou estreia brasileira na Copa do Mundo de 2022. Árbitro principal do duelo entre Inglaterra e Irã, Raphael Claus não influenciou no resultado do jogo. Distribuiu cartões em faltas duras e aplicou a lei da vantagem quando necessário. Além disso, foi acionado pelo VAR no último minuto da partida e assinalou pênalti para o Irã, após puxão de camisa dentro da área.
Próximos compromissos
Provisoriamente na liderança do Grupo B, a Inglaterra volta a campo na próxima sexta-feira, diante dos Estados Unidos, no estádio Al Bayt. O confronto está marcado para às 16h00. O Irã, por sua vez, joga também na sexta-feira, porém mais cedo. A equipe do técnico Carlos Queiroz enfrenta a Seleção Galesa às 7h00, no estádio Ahmad Bin Ali.
Estados Unidos e País de Gales, que completam o grupo, entram em campo nesta segunda-feira, às 16h00. Todos os horários citados na reportagem tem como base o horário de Brasília.
Foto destaque: Jogadores ingleses comemoram gol sobre o Irã. Divulgação/FIFA.