Tech

Instagram inicia teste de assinaturas para criadores de conteúdo

20 Jan 2022 - 13h29 | Atulizado em 20 Jan 2022 - 13h29
Instagram inicia teste de assinaturas para criadores de conteúdo

O Instagram iniciou nessa quarta-feira a fase de "Assinaturas do Instagram", disponível somente nos Estados Unidos, que tem intenção de pessoas assinarem o recurso para ter acesso à conteúdos exclusivos dos criadores de conteúdo, gerando mais engajamento na plataforma e consequentemente mais receita para os criadores de conteúdo. 

O novo mecanismo estava previsto para chegar à App Store em novembro porém foi antecipado. Para essa fase inical de teste foram selecionados 10 influencers para que utilizem o recurso e assim fornecer feedback ao Instagram sobre funcionalidade, aceitação, e outras características. 


Novo recurso do Instagram em fase de teste. (Foto:Reprodução/Instagram)


A lista com os criadores de conteúdos selecionados para esse período foram: 


1) Ator e influenciador @alanchikinchow;

2) Jogadora de basquete @sedona._;

3) Astrólogo @alizakelly;

4) Dançarina/Atriz/Modelo @kelseylynncook;

5) Criador digital @elliottnorris;

6) Medalhista de prata olímpica @jordanchiles;

7) Ginasta e criador @jackjerry;

8) Treinador espiritual e artista @bunnymichael;

9) Criador de XR @donalleniii;

10) Criador digital @lonnieiiv;

Os assinantes receberão um selo roxo ao lado do nome de usuário que mostra seu status para os criadores, também serão alertados para transmissões exclusivas e poderão interagir de forma mais próxima com os criadores.

As assinaturas do Instagram são feitas através de compra por aplicativo iOS e Android, e seu preço é estipulado pelo próprio influencer compreendendo valores entre US$ 0,99 por mês até US$ 99,99 por mês. 

Sobre a nova funcionalidade, o CEO da Meta Mark Zuckerberg, declarou em sua conta no Facebook que “ajudará os criadores a ganhar mais, oferecendo benefícios aos seguidores mais engajados, como acesso a lives e stories exclusivos". Zuckerberg continuou a mensagem dizendo estar animado para continuar criando ferramentas para os criadores de conteúdo ganharem a vida fazendo trabalhos criativos, e que está ansioso para disponibilizar mais ferramentas em breve. 


CEO da Meta, Mark Zuckerberg. (Foto:Reprodução/Instagram)


Como ainda não tem uma tecnologia que impede que os conteúdos exclusivos sejam capturados e reproduzidos, o Instagram informou que os criadores de conteúdo estão sendo incetivados a acionar medidas legais se houver cópia ou uso sem autorização do material. Assim como os influencers não podem coletar nem expor dados dos assinantes. 

Sobre o Instagram lucrar com essa nova ferramente, o co-chefe de produto da plataforma Ashley Yuki afirma, “somos iguais a todos da Meta – não teremos nenhuma participação de vendas até pelo menos 2023. Nosso principal objetivo aqui é ajudar os criadores a ganhar a vida… Estamos tentando pensar em todas as maneiras de criar produtos de monetização onde isso for possível.”

Como uma empresa do ramo digital e tecnológico, é claro que o Instagram tem seus objetivos por trás dessa nova funcionabilidade, que é tentar fortalecer sua comunidade para conseguir superar a concorrência, principalmente o TikTok que tem se fortalecido potencialmente. 

 

Foto em Destaque: Instagram. Natanaelginting/Freepik