Moda

Jaqueta bomber: Conheça a peça que está fazendo sucesso ao redor do mundo

29 Jan 2023 - 19h29 | Atulizado em 29 Jan 2023 - 19h29
Jaqueta bomber: Conheça a peça que está fazendo sucesso ao redor do mundo

A jaqueta tipo bomber (bomber jackets) é vista por muitos como uma peça chave atemporal, apesar de não estar protegida do dia a dia intermitente da moda. Já fazia alguns anos que a peça não era vista com tanta frequência nas ruas e tinha um papel relevante nas passarelas e no street wear. 

A bomber, provando que não é nem nunca foi uma onda passageira, voltou com força para o street style pelas mãos de grifes como Prada e Versace, inovando o que sempre foi indispensável nos looks do cotidiano. Muitos fashionistas em Paris, Nova York, Milão etc tiraram suas jaquetas do armário e voltaram a exibi-las em seus “looks do dia”. 


A jaqueta bomber não sai dos looks do street wear


Nascida no ambiente militar e feita de couro, foi criada para proteger os pilotos de aviões militares, do frio. 

O item surgiu na moda pelos anos 60/70 e até se tornou símbolo de revolta nos grupos de punks.  

Foi na década de 80, com o sucesso do filme Top Gun – Asas Indomáveis, com Tom Cruise, que recentemente teve uma segunda parte nos cinemas, que a jaqueta se firmou nos guarda roupas de pessoas comuns, e permanece até hoje. 

A bomber pode ser de couro, estampada, de seda, lisa, acolchoada, esportiva... a peça do Philadelphia Eagles, que princesa Diana usava frequentemente apareceu até em capa de revista da época: 


Exemplar da revista People de 1994. Foto: Reprodução/Internet


A maneira adequada de usar? Não existe. Cabe a você decidir com seu gosto o jeito em que a bomber vai compor o seu look: seja com calça jeans e regata, com saias ou bermudas de alfaiataria ou por cima do vestido de festa.

Foto de capa: Reprodução/@ceriseamusante_/Instagram