Moda

Jean-Marc Gaucher, presidente da Repetto, morre aos 70 anos

12 Mai 2023 - 14h50 | Atulizado em 12 Mai 2023 - 14h50
Jean-Marc Gaucher, presidente da Repetto, morre aos 70 anos

Na última terça-feira (09), faleceu em Paris, o presidente e proprietário da Repetto, Jean-Marc Gaucher, aos 70 anos. O empresário foi responsável pelo relançamento da empresa francesa de sapatos de balé, nos anos 90. A notícia foi divulgada pela esposa de Gaucher, Catherine, na quinta-feira, 11 de maio.

"É com profunda tristeza que anunciamos a morte repentina de Jean-Marc", disse sua esposa Catherine Gaucher, no comunicado de imprensa da Repetto, que o descreve como um "amante da vida". “Ele viveu com paixão, talento e todas as suas qualidades visionárias”, acrescentou.

Em 1999, Jean-Marc Gaucher comprou a Repetto, quando a popularidade da marca estava em queda após a morte de sua fundadora, Rose Repetto, que a criou em 1947. Gaucher permitiu que a Repetto voltasse a ser uma empresa de sucesso, essencial no setor de luxo e aclamada por sua atuação internacional no setor da dança. As sapatilhas viraram a marca registrada da empresa.


Kate Moss usando a sapatilha "Rose Mary James" da Repetto (Rperodução/Instagram:@repettoparis)


Filho de professora e mecânico, o francês nascido em 1953, abandonou a escola aos 15 anos. Amante do esporte, foi através do segmento que chegou no ramo de calçados. No fim dos anos 80, conheceu o dono da Reebok, que lhe ofereceu a distribuição exclusiva dos produtos da marca em território francês. Em 1994, tornou-se CEO da Reebok France e vice-presidente da Reebok International.

Sob o comando da Repetto, Gaucher criou a Dance for Life Foundation, em 2007, como parte da comemoração do aniversário de 60 anos da marca. A fundação visava o apoio de escolas de dança do mundo, no Iraque, Cuba, Haiti, África do Sul, Ucrânia e até no Brasil. 

Com Jean-Marc Gaucher na presidência, a Repetto colaborou com Issey Miyake em 2000, seguida de Yohji Yamamoto em 2002, Comme des Garçons em 2004, Karl Lagerfeld em 2009, e a cantora Sia em 2019.


Anúncio da colaboração de Sia e Repetto (Reprodução/Instagram:@siamusic)


Com sua morte, a filha de Gaucher, Charlotte Gaucher-Holmann agora substitui seu pai como presidente da Repetto.

Foto destaque: Jean-Marc Gaucher em uma loja Repetto em Bordeaux (Reprodução/AFP)