Nesta terça-feira (25), o Presidente norte-americano Joe Biden anunciou que irá concorrer à reeleição do cargo no próximo ano.
O anúncio foi feito através de um vídeo de três minutos divulgado pela Casa Branca, onde foi lançado oficialmente a campanha do presidente para o segundo mandato. Biden concorrerá com sua atual vice-presidente, Kamala Harris.
Durante o anúncio da reeleição, o presidente pede aos eleitores americanos mais tempo para terminar o trabalho que começou, e aproveita para criticar a oposição, que defende o fim da Previdência Social, e a proibição do direito ao aborto e do casamento homoafetivo, tentando “cortar liberdades”, termo usado por ele.
Embora uma das principais preocupações dos eleitores seja a idade do Presidente, agora com 80, e com 86 no fim do mandato, Biden não mencionou durante seu anúncio o fato de ele estar entre os presidentes mais velhos da história dos Estados Unidos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos, cerca de metade dos democratas do país são contra a reeleição do presidente, alcançando 44% do público eleitor. Sua campanha, portanto, enfrenta um grande desafio: garantir o voto dos democratas em novembro de 2024.