Esportes

Jogador do São Paulo, Tássio, visita criança com paralisia cerebral e emociona internet

12 Fev 2022 - 09h30 | Atulizado em 12 Fev 2022 - 09h30
Jogador do São Paulo, Tássio, visita criança com paralisia cerebral e emociona internet

O jogador do São Paulo FC, Tássio de Oliveira, de apenas 19 anos, tem mostrado ser craque também fora de campo. 

Com grande expectativa para retornar aos gramados depois de 2 anos, parado entre uma cirurgia e outra feitas no mesmo local, além de uma agressão covarde na final do paulista sub-17 em 2019, Tássio conta como usou da dor e o tempo fora do campo para realizar ações solidárias e inspirar diversas pessoas com sua história de superação.

LEIA MAIS

Atualmente com uma legião de fãs no Instagram, Tássio acredita ser de extrema importância a divulgação desses tipos de ações para poder influenciar outras pessoas e atletas a se solidarizarem e também ajudarem.


Enzo Phillipo (Foto: Reprodução/Instagram)


Recentemente, através de seu Instagram, Tássio recebeu de uma mãe, um pedido de ajuda para que o jogador pudesse visitar seu filho Enzo em um hospital localizado na Zona Sul de São Paulo.

Com grande expectativa para retornar aos gramados depois de 2 anos parado por conta de duas cirurgias, Tássio se sente mais preparado não só fisicamente mas como pessoa também. Tássio conta como utilizou desse tempo dos gramados e das redes sociais para realizar campanhas solidárias afim de inspirar as pessoas com sua história de superação.


Conheça o Enzo

Enzo Phillipo tem 6 anos de idade e sofre de paralisia cerebral. Segundo a mãe, Marcela, a criança nasceu normal, mas por uma negligência hospitalar, acabou contraindo uma doença. Depois de algumas horas após o parto, o garoto ficou cansado e foi transferido para UTI apenas para recuperar energia e ficar em observação, até a data da alta junto à mãe.

Após 5 dias, manifestou uma bactéria hospitalar nele chamada "serrat" que generalizou, o submetendo a ter hemorragia interna na região do fígado, pulmões e estômago. Ficou numa situação extremamente grave, mas graças a Deus se recuperou bem, surpreendendo a todos.

No mesmo hospital, sem previsão de alta, logo após 16 dias de internação (ainda entubado com ventilação mecânica), um grave descuido de enfermagem fez ele sofrer uma "hipóxia", causada por dobra de tubo respiratório.


Enzo Phillipo (Foto: Reprodução/Instagram)


Hoje, Enzo Phillipo, pelo quadro neurológico, é uma criança em estado grave; tem convulsões de difícil controle mesmo fazendo uso contínuo de medicamentos para prevenção de crise epiléptica. “Para médicos, o estado do Enzo é vegetativo, mas com a ajuda de muitos anjos, começou vários tratamentos, onde vem evoluindo muito”, diz a mãe.

O “custo” do Enzo, atualmente, é baseado em terapias, que são 4 tipos de fisioterapia diferentes. Enzo faz uso de cannabis, que tem custo de R$ 2.500,00 e usa mais 4 anticonvulsivos. Enzo não se alimenta pela boca faz uso de GGT (gama glutamil transferase).

“Nossa luta é grande para custear todos esses gastos! Somente com a ajuda de vocês conseguimos dar qualidade de vida para ele!”, comenta a mãe de Enzo, Marcela. Hoje Enzo tem 6 anos e 2 meses e faz terapia desde os 6 meses de vida quando descobrimos a negligência dele e o quanto é uma criança em estado grave. 


Enzo Phillipo (Foto: Reprodução/Instagram)


Atenção especial de Tássio

Devido à história emocionante de Enzo, Tássio se comoveu com o garoto e acompanhado de Camilla foram ao Hospital, fazerem uma visita a Enzo. Tássio também tem como companheira e namorada, a influencer e atriz Camilla Rocha, da qual estão juntos a quase 1 ano.

Considerada atualmente uma das maiores artistas do país, Camilla possui mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais, fazendo muito sucesso com a personagem Greyza, que ela interpreta em diversas séries e vídeos na internet. Tássio sempre citou o quão importante a união dos dois. “Além de me apaixonar, Camilla também trouxe algo novo para minha vida, acredito que a junção de nossas profissões, futebol e internet, me fez enxergar uma quantidade ainda maior de vidas que podíamos alcançar e transformar juntos”, comenta o jogador.



Ao visitarem Enzo, a família foi presenteada com uma camisa do São Paulo e uma bola de futebol autografada pelo casal, além de se comprometerem a ajudar financeiramente parte do custo do tratamento de Enzo. 


Enzo Phillipo (Foto: Reprodução/Instagram)


Um jogo de final

"Eu e a Camilla chegamos lá extremamente ansiosos, mas ainda meio receosos para o encontro, pois ainda não conhecíamos a família pessoalmente. Segundos antes de abrir a porta do quarto que eles estavam me bateu um frio na barriga gigante, como se eu estivesse entrando em uma final de campeonato, e como em um jogo eu respirei fundo e pensei comigo mesmo "Vamos la!", conta Tássio ao conhecer o garoto. 


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Todos pelo Enzo


"Assim que eu abri a porta e dei de cara com Enzo deitado na cama foi como um choque, mas não era algo ruim, muito pelo contrário, era uma paz que eu nunca havia sentido. Eu me lembro do olhar dele para mim, como se ele quisesse falar "Ei, eu estou lutando, por favor, não desistam de mim". Aquilo me trouxe uma das maiores emoções da minha vida!", completa.

A mãe, Marcela, conta que a visita dos dois naquela noite foi algo mágico, tanto para ela e seu marido, como pra Enzo. "Eu sou muito grata ao Tássio e à Camilla pelo que fizeram por nós. Além dos presentes, eles nos trouxeram amor, carinho e aconchego que eu jamais havia visto antes. E tenho certeza que o amor que eles mostraram ter por meu filho, ele também conseguiu mostrar ter por eles, o quanto ele estava grato por eles estarem ali, foi mágico", ela diz.

Faça sua parte

Atualmente a família mora em São José dos Campos interior de São Paulo e segue precisando de muita ajuda financeira para que Enzo continue os tratamentos. Sua mãe administra uma página no Instagram chamada @todospeloenzop onde ela mostra toda a rotina dele e divulga os links para doações. “O tratamento, que é todo particular, por conta de me dedicar o tempo todo a ele, faz com que eu não consiga trabalhar. Meu esposo trabalha, mas somente dá para nos manter. Precisamos de vocês para continuar lutando pela vida do Enzo”