No fim de fevereiro, o jornalista André Rizek havia dado a informação de que um novo uniforme, todo verde, havia sido feito pela CBF em homenagem à preservação do meio ambiente – especialmente, da Amazônia. O modelo ainda não foi revelado ao público, mas seria estreado em um amistoso, em uma Data Fifa, disputado na Arena da Amazônia, em Manaus (AM) e com lucros revertidos para o projeto SOS Amazônia.
Entretanto, esse jogo não deve acontecer na próxima Data Fifa – entre 12 e 20 de junho –, pois não há tempo hábil para a produção das roupas. A pretensão de realizar a partida de estreia dos uniformes na Amazônia também se mostra um obstáculo, pois estima-se que a Seleção terá que jogar no exterior.
Essa dificuldade se deve a uma regra da Uefa, segundo a qual seleções europeias não podem entrar em campo com mais de cinco horas de diferença do fuso horário de origem, o que impede que compitam na América do Sul. Além disso, há Eliminatórias da Eurocopa agendadas para a Data Fifa em questão. Para o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o desejo de ser mandante de jogos em território nacional entra em conflito com a necessidade competir com seleções de alto nível.
Outra indefinição é a do comando da Seleção. Na mira da CBF, o técnico italiano Carlo Ancelotti declarou que pretende cumprir seu contrato com o Real Madrid, o que lhe manteria ocupado por mais alguns meses – o time compete pela Liga dos Campeões, que terá final em 10 de junho, às vésperas da Data Fifa.
O Brasil já jogou uma partida oficial sob comando interino de Ramon Menezes. O amistoso contra o Marrocos, no último Data Fifa, em 25 de março, terminou com derrota da Seleção.
A estreia do uniforme verde, quando ocorrer, será uma novidade na história da Seleção, que nunca competiu em jogos oficiais usando a cor. O desenvolvimento do novo vestuário, segundo Rizek, é reflexo do significado político que foi atribuído à tradicional camisa amarela – inclusive, após os atos do dia 8 de janeiro, em que muitos manifestantes usavam o modelo.
Foto Destaque: Jogadores em treino antes da partida contra o Marrocos. Reprodução: Rafael Ribeiro/Instagram