Nesta segunda-feira (12), o Denver Nuggets venceu o Miami Heat por 94 a 89 e finalizou a série da NBA Finals com o título, vencendo com o placar geral de 4 a 1. Nikola Jokic foi o MVP das finais e cansou de bater recordes nas partidas de pós-temporada, colocando o seu nome de uma vez por todas na história da liga.
O sérvio se tornou o primeiro jogador a liderar todas as principais estatísticas da NBA, ficando sempre no topo em todos os números individuais, nas séries dos Playoffs. Sendo assim, o pivô foi o atleta que anotou mais pontos, rebotes e assistências após a temporada regular da edição 2022/23, algo que nunca tinha acontecido antes.
Ao todo, a equipe do Nuggets realizou 20 partidas nos Playoffs, e Jokic somou incríveis 600 pontos, 190 assistências e 270 rebotes. Nenhum outro jogador chegou perto de alcançar essas estatísticas na pós-temporada, o que diz muito sobre a qualidade do sérvio, não só como um dos maiores pivôs que já jogaram da NBA, mas também um dos mais completos da atualidade.
Se formos levar em consideração a média de participações durante as partidas dos Playoffs, os números do astro de Denver ficam ainda mais assustadores. Jokic conseguiu uma média de 30 pontos, 9.5 assistências e 13.5 rebotes por cada jogo da pós-temporada, restando apenas 0.5 assistências para o sérvio alcançar um triplo-duplo a cada desafio.
Jokic faz os “triplos-duplos” parecerem fáceis de serem realizados, e não por acaso, o “Joker” agora é o pivô com mais triplos-duplos na história da NBA (121), superando grandes lendas que estão no mais alto escalão do basquete mundial. Normalmente, atletas que jogam na posição do sérvio não possuem a mesma visão, o que evidencia os 29 jogos desta temporada, em que ele anotou mais de 10 pontos, rebotes e assistências.
Agora, o primeiro título de Jokic na NBA se junta ao seu primeiro MVP de finais. O camisa 15 do Nuggets também já contabiliza dois prêmios de MVP durante a temporada regular, e cinco convocações para o All-Star Game.
Foto destaque: Nikola Jokic com o troféu de MVP. Reprodução/Instagram/@nba