Nos últimos dias um vídeo viralizou no TikTok, após uma jovem relatar que sofreu queda de cabelo ao usar um xampu da marca L’Oréal Paris da linha Elseve Hidra Hialurônico, que é super famosa entre as influenciadoras. A jovem relatou em sua rede que foi preciso cortar o cabelo devido a queda. “Meus fios caíram tanto que até precisei cortar. Só descobri o porquê depois de um tempo”, relatou.
O xampu que é um dos queridinhos das influenciadoras. (Foto: Reprodução / Instagram @loreal_brasil)
O vídeo foi postado alguns dias e já alcançou mais de 5,2 milhões de visualizações. Com a denúncia feita pela identificada como Ana Ferreira, outras mulheres também relataram sobre a queda de cabelo repentina.
Entretanto, os comentários que foram feitos no vídeo não se relacionam com o problema ao uso do cosmético determinado. Alguns especialistas cederam uma entrevista para a Universia, e explicaram que o problema da queda não está relacionado diretamente ao produto. “ O produto fica muito pouco tempo em contato com o couro cabeludo. Dificilmente esse contato rápido teria alguma ação no ciclo do cabelo”, pontua o dermatologista Daniel Cassiano, especialista em tratamento capilar.
Apesar da coincidência, são muitos fatores que podem contribuir para a queda. “Mesmo que houvesse algum tipo de dermatite do couro cabeludo por contato com algum componente do produto, a queda viria acompanhada de vermelhidão e coceira do couro cabeludo, que não parece ser o caso dos vídeos”, completa o dermatologista.
A médica Danielle Aguiar, que é dermatologista, em entrevista para Universia comentou de acordo com a sua opinião de profissional com base na análise das imagens dos vídeos postados, que é possível visualizar uma das prováveis razões pela a queda dos cabelos dos usuários do produto. Uma dessas causas é por causa do excesso de danos acumulados no cabelo como o uso do secador e de mechas, por exemplo.
“O ácido hialurônico não danifica os fios. É um componente que hidrata e atua superficialmente na cutícula. Certamente houve um equívoco", alega. Ela ainda completa: " A fragilidade capilar é causada pelo acúmulo de agressões à haste do fio (tintura, luzes e alisamento). A paciente deve ser orientada a evitar esses procedimentos. É muito difícil recuperar o fio que já foi danificado”.
Após divulgação de vídeo no TikTok relatando sobre queda de cabelo, produtos da Elseve vira pauta na internet. (Foto: Reprodução / Instagram)
Como identificar a queda capilar?
Não é só o número de cabelos que caem que devemos nos preocupar. Outro fator importante é a densidade de cabelo que vemos no nosso couro cabeludo, analisar se eles têm diminuído e notar áreas mais vazias na cabeça.
Outra forma para se chegar a um diagnóstico é muito importante fazer uma avaliação com dermatologista ou um tricologista. Só o especialista poderá dizer o que é por meio de exames detalhados do couro cabeludo. Usando equipamentos específicos que ampliam de 10 a 100 vezes a imagem do local.Existem casos que podem solicitar outras medidas como a biópsia do couro cabeludo e outros exames detalhados.
Não deixe de ir ao dermatologista para ter um diagnóstico exato do problema relatado.
Foto destaque: Queda de cabelo. Reprodução/Osvaldocruz