Notícias

Justiça de Minas Gerais proíbe rodeios em todo o estado

26 Ago 2022 - 17h04 | Atulizado em 26 Ago 2022 - 17h04
Justiça de Minas Gerais proíbe rodeios em todo o estado

A realização de rodeios no estado de Minas Gerais foi proibida nesta quinta-feira (25), pela Justiça do estado. A decisão foi do Juiz Michel Curi, da 1ª Vara da Fazenda Publica de Autarquias.

A organização não governamental Instituto Protecionista – SOS Animais e Plantas, fez o pedido que foi atendido pelo magistrado. A ONG comemorou em suas redes sociais: “Mais uma vitória. Começamos o dia com essa excelente notícia! A SOS animais e plantas moveu ação pedindo a proibição dos rodeios em Minas Gerais.”



O Juiz destacou que há uma grande probabilidade de os animais serem usados como meras coisas e de serem sujeitos a sofrimentos até a morte.  Além disso, ele “concede a tutela de urgência para determinar ao Estado de Minas Gerais que se abstenha de realizar ou promover rodeios”. 

Os rodeios agora são proibidos no estado, mas outras atividades, como as atrações musicais, continuam. Em nota, o governo de Minas Gerais diz que não foi informado da decisão e que irá se manifestar nos autos do processo.

As organizações de proteção animal são totalmente contrárias aos rodeios, pela forma que os touros são tratados. De acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), por exemplo, o “sédem” é um objeto usado para amarrar ao redor do corpo do animal, na região da virilha, puxado ao máximo quando ele é solto na arena, fazendo com que o animal fique “bravo”, “mais agitado”.


Touro com o chamado "sédem" - corda que aperta violentamente a virilha de touros, cavalos e éguas em rodeios. Foto: (Reprodução/Vista-se)


Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), já foi instalada, em 2015, nas Câmaras do Deputados, para debater sobre os rodeios. As entidades relacionadas com esse tipo de evento negam todas as acusações de maus-tratos, alegando que os animais recebem suplementação vitamínica e o controle zoológico e sanitários, com exames periódicos.

Em 2011, o estudo feito pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia identificou em diferentes rodeios do estado entre 228 montarias, os touros tiveram um aumento de agressividade no comportamento entre as fases de brete (preparação do animal, onde é colocado o sédem e a corda americana) e nos rodeios a maioria sofre alteração de comportamento, chegando a 68% dos casos observados.

Esses tipos de eventos são regulados no país desde 2002, com normas sobre o tratamento adequado aos animais.

 

Foto destaque. Justiça de MG proíbem rodeios no estado. Foto: Reprodução/Depositphotos.