Saúde e Bem Estar

Lady Gaga: Defensora da saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

18 Jul 2022 - 16h15 | Atulizado em 18 Jul 2022 - 16h15
Lady Gaga: Defensora da saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

O cenário atual pós-pandemia está acarretando vários efeitos colaterais na vida de todos. Conhecidas por serem as gerações mais conscientes quando se trata de bem-estar em relação à volta ao trabalho, a Geração Z e os Millennials também sofrem com sintomas de Burnout, como ansiedade, depressão e outros transtornos que afetam a saúde mental. 

Outros sintomas como estresse, tédio, medo, solidão e até mesmo síndrome do pânico e pensamentos suicidas estão presentes na rotina de muitos cidadãos. Contudo, diante desse cenário, empregadores precisam estar preparados para fornecer benefícios de saúde mental adequados para acomodar as  necessidades de seus funcionários. 

Pensando em uma forma de ajudar esses jovens, a cantora Lady Gaga fundou ao lado de sua mãe Cynthia Germanotta a Born This Way Foundation. Para elas, se empresas não priorizam a saúde mental, podem perder grandes talentos da Geração Z e Millennials. 

A Born This Way Foundation apoia a saúde mental dos jovens, em especial a comunidade BIPOC (sigla em inglês para pretos, indígenas e pessoas de cor), focados em construir um mundo de trabalho mais acolhedor e gentil. 

Em um post no Instagram da fundação (@btwfoundation) uma frase de Lady Gaga é colocada em evidência: 

“Se você ver alguém que está ferido, não ignore. E se você estiver ferido, mesmo que seja difícil, tente encontrar essa coragem dentro de você para mergulhar fundo e ir contar a alguém e levá-los com você” 


Post com frase inspiradora de Lady Gaga (Foto: Reprodução/Instagram)


A fundação fez uma análise sobre a interseção de bondade e saúde mental nos últimos dez anos e encontrou uma ligação inegável entre os dois. Além disso, eles se uniram à consultoria Indeed para realizar um estudo sobre como os profissionais entre 18 e 29 anos valorizam um ambiente harmonioso em seu local de trabalho.

O estudo feito com 1.200 jovens descobriu que 79% dos entrevistados acreditam que a saúde mental deve ser uma prioridade no local de trabalho e estão procurando por empregadores que adotem políticas que apoiem a saúde mental. 


Lady Gaga e sua mãe Cynthia Germanotta (Foto: Reprodução/Instagram)


“Você pode tomar decisões de negócios, ser produtivo e ter lucros e mesmo assim fazê-lo com dignidade, bondade e compaixão”, declara Cynthia Germanotta.

A fundação foi criada para proteger jovens de muitos abusos causados no ambiente de trabalho. Empresas não devem ser duras para serem lucrativas e precisam parar de acreditar no mito de que bondade está ligada à fraqueza. A mãe de Lady Gaga contou sobre a experiência de sua filha ao longo da carreira e das inúmeras situações péssimas que teve que passar. 

“Em um momento em sua vida em que ela precisava de gentileza por muitas razões – exclusão, bullying, ser diferente – isso não estava presente. As pessoas tinham a opção de preencher esse espaço negativo com gentileza, mas optaram por não fazê-lo. A bondade poderia ter mudado a trajetória de suas experiências de saúde mental, que ficaram cada vez mais sombrias porque a crueldade era implacável e não parava. Essa jovem incrível e confiante enfrentou uma experiência difícil e desafiadora, e é por isso que ela escolheu compartilhar sua história. Foi assim que a fundação começou. Os jovens estavam dizendo: ‘Oh, meu Deus, Gaga, como você fez isso? Acontecem as mesmas coisas conosco.’” finalizou com detalhes Cynthia Germanotta. 

 

Foto Destaque: Reprodução/Instagram