Tech

Lançamento do 5G é adiado nos EUA por medo de interferência em aviões

02 Jan 2022 - 17h15 | Atulizado em 02 Jan 2022 - 17h15
Lançamento do 5G é adiado nos EUA por medo de interferência em aviões

Empresas fabricantes de aviões como a europeia Airbus e a americana Boeing demonstraram receio e muita preocupação com a possível interferência da tecnologia 5G em seus radio altímetros, aparelho que os aviões utilizam para medir a altitude e isso resultou no adiamento do lançamento da rede nos Estados Unidos.


Antenas telefônicas (Foto:Reprodução/Pixabay)


O governo americano solicitou que as operadoras de telecomunicações como a AT&T e Verizon, que realizem um novo adiamento de até duas semanas do lançamento de suas redes 5G. Essa é a segunda vez que a inclusão da tecnologia é adiada por conta da preocupação envolvendo as incertezas que se tem sobre a interferência em equipamentos importantes para o voo. O lançamento da tecnologia 5G, estava programado para o dia 5 de dezembro, porém, devido às incertezas do segmento aéreo foi adiado para o dia 5 de janeiro. Com isso, as empresas deverão aguardar um novo comunicado das autoridades estadunidenses para enfim, lançar o 5G nos Estados Unidos.

Pete Buttigieg, secretário de Transporte dos Estados Unidos e o chefe da Administração Federal de Aviação, Steve Dickson, encaminharam uma carta para as empresas de telecomunicações do país solicitando um novo adiamento pelo temor de interferência. O comunicado encaminhado pediu que as empresas "continuem fazendo uma pausa na introdução do serviço comercial de banda C", nível de frequência usado para a 5G, "por um período adicional curto de não mais de duas semanas após a data de implementação”, prevista atualmente para 5 de janeiro".

https://inmagazine.ig.com.br/post/Apos-estreia-na-bolsa-de-valores-de-Hong-Kong-SenseTime-aumentao-valor-de-suas-acoes-em-23

https://inmagazine.ig.com.br/post/Opiniao-China-tera-reduzido-30-dos-subsidios-para-producao-de-carros-eletricos-ate-2022

https://inmagazine.ig.com.br/post/O-ano-dos-ataques-ciberneticos-cinco-casos-de-vazamento-de-dados


Neste momento de incertezas, o segmento de aviação segue preocupado com o impacto da inclusão de uma nova tecnologia, ainda não há comprovação ou não se as redes utilizadas para manter o 5G interfira nas comunicações de controle aéreo. Portanto, será necessário aguardar as inspeções realizadas pelas autoridades para assim autorizar o lançamento dessa nova rede de banda larga móvel.

 

Foto destaque: Aeroporto. Reprodução/Pixabay.