A endometriose é uma afecção inflamatória promovida por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Essa doença também é conhecida por sua camuflagem e muitas vezes pode ser assintomática.
A cantora Anitta desabafou em suas redes sociais como foi receber o diagnóstico depois de tantos anos sofrendo com os sintomas silenciosos. A cantora relata que passou por diversas falhas médicas e, por muito tempo, nenhum professional chegou a desconfiar de que seu problema poderia ser endometriose.
LEIA MAIS
O tratamento de Anitta precisou ser cirúrgico. Nesta última quarta-feira (20), a cantora passou por uma laparoscopia. Uma cirurgia pouco invasiva que consiste na retirada ou na queima do tecido endometrial que esteja atrapalhando o funcionamento de outros órgãos do corpo.
Anitta no hospital se recuperando após cirurgia (Foto: Reprodução/Instagram)
A intervenção é feita por meio de pequenos furos na região do abdômen da paciente. Após realizar esses furos, o cirurgião, algumas vezes acompanhado por auxílio robótico, retira as lesões causadas pela endometriose.
Entretanto, esse tratamento não é o único recomendado. Quando o diagnóstico é feito, o ginecologista recomendará o melhor tratamento baseado em cada mulher. Muitos recomendam o uso de analgésicos ou até mesmo anticoncepcionais. Não foi o caso de Anitta que precisou realizar uma cirurgia.
A laparoscopia é recomendada em algumas situações, são elas:
• Caso a doença tenha causado infertilidade na paciente;
• Comprometimento de algum órgão, como intestino e bexiga;
• Dor no intestino;
• Dor na vagina;
• Dor e sangramento ao urinar.
Anitta se recupera prontamente e se mantém ativa nas redes, compartilhando com sinceridade sua experiência. Inclusive, a famosa diz que não está sendo muito fácil e, no Twitter, interage com os fãs, buscando mulheres que passaram pela mesma situação.
Que recuperação maldita, viu. Dói, senhor. Quem aqui já fez essa cirurgia pelo amor de Deus? #Endometriose
— Anitta (@Anitta) July 24, 2022
Anitta conversando com fãs em seu Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
A endometriose afeta mulheres no mundo inteiro, entretanto muitas ficam anos sem saber o que está acontecendo. Por isso, é preciso que o sistema de saúde esteja preparado para ajudar mulheres e darem o conforto necessário.
Foto Destaque: Reprodução/Instagram