Esportes

Leonardo Gaciba é demitido da Comissão de Arbitragem pela CBF

12 Nov 2021 - 16h55 | Atulizado em 12 Nov 2021 - 16h55
Leonardo Gaciba é demitido da Comissão de Arbitragem pela CBF

Leonardo Gaciba foi demitido do comando da Comissão de Arbitragem pela CBF, a mudança foi realizada pelo presidente interino da federação, após erro do árbitro Vinicius Gonçalves na partida entre Flamengo x Bahia. Alício Pena Júnior assumirá o cargo até o final do ano.


Leonardo Gaciba em evento da CBF.(Foto:Reprodução/Lucas Figueiredo).


A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, que está em São Paulo acompanhando a seleção nos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

O também ex-árbitro Alício Pena Júnior, vice da comissão, assumirá o cargo até o final do Campeonato Brasileiro. Ele é um crítico aos processos dentro do órgão e deve fazer mais mudanças nos próximos dias. Em uma entrevista nesta sexta-feira, Alício disse que árbitros brasileiros são honestos e que tentará diminuir a pressão sobre eles até o final da temporada.

– “É um momento de dificuldade. O nosso objetivo para essa interinidade é dar aos árbitros condições para trabalhar com tranquilidade, tentar diminuir a pressão, que é muito grande. E o ambiente de pressão traz dificuldade, principalmente para o árbitro em uma tomada de decisão no campo de jogo. O objetivo é tentar dar tranquilidade, continuar buscando aproximação e manutenção de critérios e conceitos, melhorar um pouco o que temos apresentado de dificuldade e tentar, nesta reta final, diminuir a pressão sob os árbitros. Todos que trabalham sob pressão têm dificuldade em exercer sua profissão. Temos que continuar com esse aprimoramento, tentar qualificar os árbitros para este momento de dificuldade, para termos melhores arbitragens” – disse o novo chefe da arbitragem.

A arbitragem polêmica de Vinicius Gonçalves Dias Araújo na partida entre Flamengo x Bahia, quinta-feira no Maracanã, antecipou a mudança na liderança da comissão. O árbitro assinalou um pênalti para o Rubro-Negro carioca depois da bola tocar no peito do zagueiro Conti do Bahia. Ele manteve a decisão marcada em campo mesmo depois de ver imagens no monitor.

https://inmagazine.ig.com.br/post/CR7-passa-em-branco-e-Portugal-fica-no-empate-com-Irlanda

https://inmagazine.ig.com.br/post/13a-rodada-das-eliminatorias-da-Copa-do-Mundo-Brasil-X-Colombia

https://inmagazine.ig.com.br/post/Comite-Olimpico-do-Brasil-anuncia-candidatos-ao-premio-de-Melhor-Atleta-em-2021

Veja a nota da CBF sobre a saída de Leonardo Gaciba:

"A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.

 

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.

 

A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.

 

Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional".

 

 

Foto destaque: Leonardo Gaciba ex chefe da comissão de arbitragem da CBF.Reprodução/Lucas Figueiredo.