Considerado o “Oscar dos Esportes”, o Prêmio Laureus aconteceu nesta segunda-feira (08), em Paris, na França. Entre os indicados, que são escolhidos pela mídia mundial, estavam Lionel Messi e Rayssa Leal. Os vencedores de cada categoria são escolhidos pelos 71 membros da Academia Laureus.
Messi levou o troféu de atleta do ano após uma Copa do Mundo histórica com a Seleção Argentina, fato que apontava o jogador como favorito ao prêmio. Esse é o segundo Prêmio Laureus do jogador, que em 2020 ganhou a mesma categoria na Alemanha.
Anúncio da premiação de Lionel Messi (Reprodução/Instagram/@laureussport)
Antes do evento, a dúvida era se Messi estaria presente, já que mora na cidade e joga pelo PSG. Porém, a suspensão do argentino pela diretoria do clube após uma viagem não autorizada à Arábia Saudita, deixou os organizadores do evento e a imprensa incertos da presença do craque.
O argentino não só compareceu, como subiu ao palco para receber seu prêmio e o de sua seleção, em seu discurso agradeceu à Academia e comentou a honra em receber o prêmio após uma longa jornada em busca da taça da Copa do Mundo no Catar.
Rayssa Leal, a fadinha do skate, esteve presente no evento, mas não levou o prêmio na categoria “Esportes de Ação”, que ficou para a chinesa Eileen Gu, do Esqui Estilo Livre. Esse é o segundo ano que Rayssa é incicada ao prêmio, ela havia sido indicada também em 2020.
Depoimento de Rayssa Leal ao prêmio Laureus (Reprodução/Instagram/@laureussport)
Confira os vencedores de cada categoria:
PRÊMIO LAUREUS DE MELHOR ATLETA HOMEM DO ANO
Lionel Messi (Argentina) Futebol
PRÊMIO LAUREUS DE MELHOR ATLETA MULHER DO ANO
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) Atletismo
PRÊMIO LAUREUS DE TIME DO ANO
Seleção Argentina de Futebol Masculino
PRÊMIO LAUREUS DE REVELAÇÃO DO ANO
Carlos Alcaraz (Espanha) Tênis
PRÊMIO LAUREUS DE RETORNO DO ANO
Christian Eriksen (Dinamarca) Futebol
PRÊMIO LAUREUS PARA ESPORTISTA COM DEFICIÊNCIA
Catherine Debrunner (Suíça) Atletismo
PRÊMIO LAUREUS PARA ESPORTISTA DE AÇÃO
Eileen Gu (China) Esqui Estilo Livre
LAUREUS ESPORTE PARA O BEM
Movimento TeamUp (Global) — crianças refugiadas aliviam o estresse por meio de atividade física, apoiadas por War Child, UNICEF e Save the Children.
Foto Destaque: Lionel Messi no Prêmio Laureus na França. Reprodução/Instagram