Notícias

Livraria Cultura fecha as portas e encerra sua história onde tudo começou

27 Jun 2023 - 14h50 | Atulizado em 27 Jun 2023 - 14h50
Livraria Cultura fecha as portas e encerra sua história onde tudo começou

A Livraria Cultura, situada no Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulista em São Paulo fechou as portas definitivamente na última segunda-feira (26).


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apontou que a empresa não cumpriu com uma série de combinados para que a recuperação judicial acontecesse e operava amparada por uma liminar de proteção contra a falência da empresa do livreiro Pedro Herz.


Em maio com o pedido foi negado pelo juiz Franco de Godoi, o magistrado entendeu que não há dúvida sobre a inviabilidade econômica do grupo e decretou  a falência da livraria.


Enfrentando uma crise financeira nno valor de R$ 285,4 milhões desde meados de 2015, após encolhimento do mercado editorial e tendo seu pedido de mudança no plano de recuperação rejeitado em 2020 pela justiça, hoje a empresa conta apenas com uma loja física em Porto Alegre, mantendo suas operações através dos canais digitais.


Inaugurada em 1969 por Eva Hers e herdada por seu filho Pedro Herz que foi o responsável pela expansão da rede a partir de 2007, quando abriu sua primeira grande loja, localizada no famoso Conjunto Nacional em SP,  assim a livraria fecha as portas no local que estreou.


Teve lojas em Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Brasília e Salvador e estava presente em grandes shoppings da cidade de São Paulo como o Villa-Lobos, Boubon e Iguatemi.

 


Internautas lamentam o fechamento da Livraria Cultura nas redes sociais. Foto: Reprodução/twitter


CRISE NO SETOR


Com a pós- crise das livrarias Saraiva e Cultura , demais livrarias começaram a ficar menores e a focar principalmente na venda de livros.


A livraria mineira Leitura, hoje é considerada a maior do país em números de lojas. Possui 99 unidades, com previsão de abertura de pelo menos mais seis até o fim do ano, chegando há 25 lojas no estado de São Paulo.


A expectativa de que o espaço de 4 mil m² distribuidos em três andares no Conjunto Nacional  e ocupado pela  livraria Cultura seja assumido pelo proprietário da livraria Leitura, Marcus Telles.

 

Foto destaque: Livraria Cultura. Reprodução/twitter