Moda

Look anos 70: 5 dicas de como usar a tendência do momento

19 Out 2021 - 18h23 | Atulizado em 19 Out 2021 - 18h23
Look anos 70: 5 dicas de como usar a tendência do momento

 

Estampas multicoloridas, cintura alta, pantalonas, vestidos floridos e acessórios exóticos são itens fundamentais quando se fala da época mais criativa e democrática da moda. Os anos de 1970 introduziram ao mundo o movimento Hippie que havia sido extremamente popularizado graças ao festival de rock Woodstock, que aconteceu em 1969 em Nova York nos Estados Unidos.

O look despojado, repleto de calças bocas de sino, estampas psicodélicas, batas, peças bordadas, cabelos longos e barbas por fazer, se tornaram itens quase obrigatórios nos jovens participantes do festival e não demorou para que o estilo ganhasse as ruas na década de 70. A época também foi marcada pelo início do movimento punk, com suas jaquetas de couro, calças rasgadas, correntes, alfinetes e cabelos com cortes e cores diferenciadas.

Também foi na década de 70 que aconteceu o nascimento do conceito de grife, para diferenciar as roupas exclusivas feitas por estilistas, que começaram a ser produzidas em série, das peças ready-to-wear encontradas nas lojas. E mais uma vez, o estilo voltou com tudo na última estação, o hippie chic, sempre presente nas passarelas internacionais, é a tendência da moda primavera/verão 2022 e ganhou o coração de diversas celebridades.

Selecionamos 5 elementos indispensáveis para entrar com tudo na época mais “paz e amor” da moda.

Lenços


Carolina Dieckmann.(Foto: Reprodução/ Instagram)


Lenços estampados usados como bandana dão um toque dos anos 70 no look, como fizeram Carla Diaz, Marina Rui Barbosa e Carolina Dieckmann.  Super versáteis, o lenço é sempre um curinga que pode ser usado como cinto, amarrado no pulso como munhequeira ou como acessório para dar aquele charme na bolsa. O item também faz parte das tendências dos anos 2000, que estão em alta. Lembrando que naquela época, várias trends foram resgatadas dos anos 1970.

Shaggy hair


Gleici Damasceno e Bruna Marquezine. (Foto: Reprodução/ Instagram)


O shaggy hair vem direto dos anos 1970, popularizado pela musa de Farrah Fawcett no icônico seriado As Panteras, e tem conquistado algumas famosas, como Bruna Marquezine, Fê Paes Leme e Larissa Manoela. É feito em camadas repicadas, emoldurando o rosto, com resultado "messy" ("bagunçado) e volumoso. O corte é tão versartil que pode ser feito em cabelos lisos, ondulados e cacheados e costuma vir acompanhado da franja cortininha, conhecida em inglês como curtain bangs. Recebe esse nome porque, ao ser dividida ao meio, se assemelha a uma cortina semiaberta.

Bata


Isabella Fiorentino. (Foto: Reprodução/ Instagram)


A bata bordada é uma peça que reflete o estilo leve e natural da década de 70. A top Isabella Fiorentino acertou em cheio com dois looks que combinam a peça soltinha em tons terrosos  com shorts e calça jeans. "Eu ouvi hippie chic?", escreveu na legenda das fotos publicadas no Instagram. O estilo "paz e amor" vem mais sofisticado, com tecidos nobres, trabalhos manuais elaborados e acessórios de destaque.

https://inmagazine.com.br/post/Isis-Valverde-usa-animal-print

https://inmagazine.com.br/post/Jodie-Turner-Smith-vem-quebrando-barreiras-em-busca-de-mais-representatividade

https://inmagazine.com.br/post/Croche-confira-os-acessorios-que-sao-tendencia

 

Chapéu de crochê


Giovanna Ewbank. (Foto: Reprodução/ Instagram)


O crochê está em alta e o chapéu feito à mão é uma das peças que mais representam os anos 1970. Com estampas florais e cores vivas, o modelo usado pela apresentadora Giovanna Ewbank é feito de quadrados com flores coloridas, em tons terrosos, misturados com azul e branco. O modelo com abas mais largas também foi muito visto nos 1960, quando muita gente usava até tiras de saquinho de leite para produzir peças de crochê, incluindo chapéus.

Óculos


Marina Ruy Barbosa. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Famosas como Marina Ruy Barbosa, Carolina Ferraz, e Sophia Abrahão são alguns nomes que apostaram em óculos grandes de lentes em tons de marrom claro, típicos da época. O modelo usado por Marina O acessório pode vir em vários modelos e transforma qualquer produção com sua vibe nostálgica se transformaram em grandes destaques nos visuais.

 

Foto destaque: Marina Ruy Barbosa. Reprodução/ Instagram