O Palmeiras pode perder mais um jogador nessa janela de transferências. Com proposta do Krasnodar, time da primeira divisão da Rússia, o zagueiro Luan pode deixar o Verdão após 6 anos. O clube paulista não pretende vender o defensor, que é um dos principais atletas do elenco, mas o jogador vê a transferência com bons olhos. A informação foi divulgada inicialmente pela revista Placar.
Trajetória no Palmeiras
Luan chegou ao Palmeiras em abril de 2017, vendido pelo Vasco, seu clube formador. Foi titular nas principais conquistas do clube paulista, mas perdeu espaço com a chegada do zagueiro Murilo, em janeiro de 2022. Com a lesão recente do companheiro, retomou a titularidade da zaga alviverde. Atualmente, é visto como reserva imediato na posição.
Luan levantando a taça da Libertadores 2021 (Foto: Reprodução/Instagram/@luangarciaa)
Desde que chegou, Luan conquistou quase todos os títulos possíveis no Palmeiras: Brasileirão de 2018 e 22, o bi da Libertadores em 2020 e 21, a Copa do Brasil em 2020, a Recopa Sul-Americana em 2022, a Supercopa do Brasil em 2023 e o Paulistão em 2020, 22 e 23.
Apesar das conquistas, o zagueiro ficou marcado por falhas em momentos decisivos. Ele foi responsável pelo pênalti na semifinal do Mundial de 2020, contra o Tigres, e pelo pênalti na final da edição seguinte, contra o Chelsea.
Situação do Palmeiras no mercado de transferências
O Palmeiras tem sido discreto nas janelas de 2023: No começo do ano, o Verdão contratou o meio-campista Richard Rios, que estava no Guarani, e confirmou o retorno do atacante Artur, que estava no Red Bull Bragantino. Na atual janela, o alviverde não se reforçou, preferindo confiar em jogadores da base para montar o seu plantel.
Caso a venda do zagueiro Luan seja confirmada, essa será a oitava saída do Palmeiras nessa janela. Por empréstimo, saíram o zagueiro Lucas Freitas, o meia-atacante Bruno Tabata e o centroavante Rafael Navarro, enquanto de forma definitiva saíram o goleiro Vinícius Silvestre, o meia-atacante Alanzinho e os pontas Giovani e Carlos Eduardo.
Na primeira janela, o Palmeiras já havia vendido o zagueiro Kuscevic para o Coritiba, e atualmente conta com apenas 2 reservas na posição: Luan e o jovem Naves, que foi promovido do sub-20. Em entrevista coletiva após o empate contra o Internacional no último domingo, Abel Ferreira afirmou que está satisfeito com as opções no elenco.
Foto destaque: Luan com a braçadeira de capitão. Reprodução/Instagram/@luangarciaa