Esportes

Lukaku marca no minuto final e sofre ofensas racistas da torcida da Juventus

05 Abr 2023 - 11h00 | Atulizado em 05 Abr 2023 - 11h00
Lukaku marca no minuto final e sofre ofensas racistas da torcida da Juventus

Mais um episódio lamentável de racismo no futebol registrado em território italiano. O Derbi da Itália, clássico histórico disputado entre Juventus e Internazionale, foi palco de ofensas racistas vindo de torcedores no estádio. Um grupo de torcedores da Juventus fez sons de macaco e xingou o atacante da Internazionale, Romelu Lukaku, na partida que terminou em empate por 1 a 1, no jogo de ida da Copa da Itália.

A partida se encaminhava para uma vitória da Juventus, Juan Cuadrado marcou o gol da Velha senhora, até que Lukaku, que entrou no segundo tempo e, de pênalti, marcou gol de empate da Inter. Na comemoração o Belga fez um gesto de silêncio e gritou algumas palavras em direção à torcida rival.

O atacante não concedeu entrevista pós jogos e também não se manifestou nas redes sociais, mais o treinador da Inter, Simone Inzaghi, disse que todos ouviram os insultos a Romelu Lukaku durante a partida.

A comemoração de Lukaku foi interpretado como provocação pelos jogadores da Juventus e pelo árbitro da partida, Davide Massa, que como resultado gerou uma grande confusão e a expulsão do atacante. Inzaghi não concordou com a decisão do árbitro e reiterou que o jogador reagiu ao racismo sofrido.

 


 

Em vídeo postado nas redes sociais, pode-se ouvir as imitações de macaco em direção a Lukaku, logo após, uma grande confusão entre jogadores e a expulsão de Lukaku.


-Nós ouvimos, claramente. Eu vou além disso. Vejo um jogador que marca, celebre, e tudo aconteceu a partir disso. Existem as imagens, esperamos que retirem o cartão de Lukaku, como já aconteceu com o Lookman. A comemoração foi completamente mal interpretada. Agora só posso pensar que perdi o Lukaku e o Handanovic, que são muito importantes para nós – Disse Simone Inzaghi, que também se referiu a Handanovic, pois o goleiro foi expulso na confusão após o jogo também.

Já Massimiliano Allegri, treinador da Juve, não se estendeu sobre o caso.

– Eu não sei o que aconteceu no fim do jogo, porque depois do pênalti, tudo tinha acabado. Foi estranho para mim, porque não havia acontecido nada durante o jogo – disse o treinador da velha senhora.

Em entrevista ao canal Sport Mediaset, o Lateral da Juventus Danilo, comentou só sobre a confusão no campo após a partida. Danilo falou sobre a interpretação do árbitro na comemoração de Lukaku, mas não questionado sobre as manifestações racistas na arquibancada.

– Foi muito simples, o Lukaku marcou, fez um gesto para silenciar os nossos torcedores e é fácil para o árbitro depois dar o cartão amarelo. Ele já estava com cartão amarelo e acho que foi a decisão certa. Pessoal, é Juve x Inter, semifinal da Copa da Itália, não é um jogo normal. Os ânimos estão sempre um pouco exaltados, existe uma rivalidade muito forte, acho normal esse tipo de evento – disse Danilo.

A partida de volta da semifinal da Copa da Itália entre Juve e Inter será no dia 26 de abril, em Milão. O empate leva a partida para a prorrogação e, persistindo o empate, pênaltis. Quem avançar, enfrenta ou Cremonese ou Fiorentina, que se enfrentam na outra chave da Copa.

 

 

 

Foto destaque: Lukaku comemora fazendo gesto de silêncio para a torcida da Juventus após sofrer ofensas racistas no Derbi da Itália// Foto: Valerio Pennicino/Getty Images