Na noite desta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou para o Reino Unido, onde prestigiará a coroação de Rei Charles III. O evento acontecerá neste sábado (6), na Abadia de Westminster. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula deverá desembarcar em Londres por volta de 12h (horário local), nesta sexta-feira (5).
O primeiro compromisso do líder brasileiro, será um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Porém, não há previsão de assinaturas de acordos ou termos de cooperação. Segundo o Itamaraty, a viagem faz parte do objetivo de Lula de "relançamento das relações diplomáticas". Até agora, o presidente já viajou para Argentina, Uruguai, Espanha, Estados Unidos, China, Portugal e Emirados Árabes, todas as viagens com o mesmo objetivo diplomático.
É provável que na reunião com Sumak, assuntos já estabelecidos, como o desenvolvimento de uma nova vacina contra o Covid-19 e a participação do país europeu em programas ligados à proteção da Amazônia, sejam os principais tratados.
Além dessas relações, Reino Unido e Brasil possuem ainda outros tipos de cooperação, sendo o europeu um dos países que apoia a entrada permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. E ainda, o país de Rei Charles III, é um dos maiores investidores em setores como óleo e gás, finanças e transportes no Brasil.
Em maio, a previsão é que seja a vez do Rei visitar o Brasil, com a vinda de James Cleverly, secretário do Exterior do Reino Unido, que deve se encontrar com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil.
De volta a visita do presidente do Brasil, na noite desta sexta, Lula deve participar de uma recepção oferecida pela Família Real no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O evento é uma forma da realeza agradecer pela participação dos convidados na coroação do novo rei.
Geraldo Alckimin deseja boa viagem para Lula (Reprodução/Instagram)
Enquanto Lula está na Europa, o responsável honorário pelo governo, é o vice-presidente Geraldo Alckimin, que ao se despedir do presidente no embarque para o Reino Unido, posta nas redes “God save the president”.
Foto destaque: O presidente Lula discursando. Reprodução/Gabriela Biló/Folhapress